quarta-feira, 29 de maio de 2013

Prefeitura do Rio anuncia reforço na fiscalização de vans


Após a proibição da circulação de vans do transporte alternativo, nos bairros da Zona Sul (Glória, Catete, Flamengo, Largo do Machado, Laranjeiras e Cosme Velho), na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Estrada de Furnas (Alto da Boa Vista), na Linha Amarela e nos túneis da Covanca e da Grota Funda, na Zona Oeste, a prefeitura determinou reforço das frotas de ônibus nas áreas.

Os consórcios de ônibus estão obrigados a operar as linhas das regiões afetadas com 100% da frota prevista e, em alguns casos, com ônibus extras. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, as equipes de fiscalização estarão nas ruas para acompanhar o cumprimento das determinações e avaliar o atendimento à população.

Para Pedro Torres, especialista da ONG ITDP, a intenção da prefeitura é boa, mas é preciso observar se a medida vai funcionar na prática. “Ações pontuais não vão resolver problemas históricos. O que não pode acontecer é o usuário ficar sem transporte. É fundamental a integração entre os diversos modais”, disse.

Confira as linhas que necessitam de reforço na frota:

507 (Largo do Machado - Silvestre);
137 (Largo do Machado - Rodoviária);
183 (Laranjeiras - Central);
583 (Cosme Velho - Leblon);
584 (Cosme Velho - Leblon);
180 (Cosme Velho - Central).
306 (Castelo - Praça Seca);
340 (Praça 15 - Curicica);
341 (Praça Mauá x Taquara);
368 (Castelo - Riocentro);
390 (Praça 15 - Curicica);
2110 (Castelo - Gardênia Azul);
2111 (Castelo - Praça Seca);
2114 (Castelo - Freguesia);
600 (Praça Saens Pena - Taquara);
601 (Pena - Taquara). 
301 (Rodoviária - Barra da Tijuca);
302 (Rodoviária - Recreio dos Bandeirantes);
345 (Praça Mauá - Barra da Tijuca).
303 (Rodoviária - Barra);
315 (Central - Recreio dos Bandeirantes);
331 (Castelo - Praça Seca);
337 (Praça 15 - Curicica);
338 (Praça Mauá - Taquara);
339 (Rodoviária - Cidade de Deus);
343 (Praça 15 - Joatinga);
348 e 352 (Castelo - Riocentro);
361 (Carioca - Recreio);
380 (Praça 15 - Curicica);
2112 (Castelo - Taquara);
955 (Maré - Alvorada).

Ainda neste sentido, a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar da Prefeitura do Rio anunciou que vai intensificar a fiscalização de vans que fazem fretamento. Na noite desta terça-feira (28), fiscais apreenderam duas vans no Centro do Rio fazendo transporte irregular. De acordo com os agentes, os veículos deveriam ser usados no trabalho de fretamento, mas foram flagrados nas esquinas da Rua México com Avenida Almirante Barroso em situação irregular.


Segundo o delegado Cláudio Ferraz, responsável pela coordenadoria, a intensificação tem como objetivo flagrar outros motoristas que estejam tentando burlar os bloqueios formados para impedir a circulação de vans na Zona Sul e em outras vias expressas, usando o mesmo como lotada, infringindo as regras do fretamento. De acordo com a prefeitura, todo veículo de fretamento é cadastrado nesta categoria. Durante a fiscalização, também foi apreendido um ônibus pirata no Centro do Rio.

Nenhum comentário: