segunda-feira, 20 de maio de 2013

Zona Sul agora ficará totalmente bloqueada para vans.



Em uma nova etapa de controle do transporte alternativo, a partir do próximo sábado deixarão de circular vans nos bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo, Catete e Glória, que haviam ficado fora do decreto de abril que restringiu a circulação desse tipo de veículo em 11 bairros. Com isso, toda a Zona Sul estará proibida a vans, a exceção de duas linhas. 

O delegado Cláudio Ferraz, que coordena a área de transporte complementar do Rio, anunciará nesta segunda-feira oficialmente as novas zonas de bloqueio, conforme antecipou o colunista do GLOBO Ancelmo Gois. Além desses bairros da Zona Sul, as vans deixarão de circular na Estrada Grajaú-Jacarepaguá, na Estrada de Furnas (Alto da Boa Vista), e nos túneis da Covanca, na Linha Amarela, e da Grota Funda, na Zona Oeste.

No último sábado, começou a implantação do STPL pelas duas linhas autorizadas a circular na Zona Sul: as que ligam Rocinha e Vidigal ao Jardim de Alah, no Leblon, de onde não podem passar. As vans padronizadas já estão circulando. Pelo processo de licitação, serão 66 vans (contra cerca de 300 anteriormente) com itinerários fixos, controlados por GPS. Além disso, os veículos estão obrigados a aceitar o Bilhete Único e operar com motoristas uniformizados. Na primeira etapa de restrição, 500 vans deixaram de circular na Zona Sul.

O delegado informou que a partir do próximo sábado haverá bloqueios e ações de fiscalização, com apoio de Detro, Polícia Militar, Detran e Guarda Municipal, para evitar a passagem de vans. Ferraz disse ainda que o novo sistema visa a evitar a concorrência entre os transportes.

— As vans se posicionam no mercado como se fossem táxis, que saem a hora que querem e para onde querem. Mas concorrem com os ônibus, causando desarmonia no trânsito. Agora existe um sistema, e eles não podem fazer o que quiserem — garantiu o delegado.

Em abril, a prefeitura havia proibido a circulação de vans na Área de Planejamento 2.1, que compreende os bairros de Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado.

Nenhum comentário: