Fonte parcial: http://odia.ig.com.br
Segundo o que prevê o projeto do BRT TransBrasil, os ônibus oriundos da baixada fluminense não irão mais até o centro, e deverão encerrar as viagens nos terminais que serão construídos no entrocamento da Av.Brasil com a Presidente Dutra e com a Washington Luís. Tanto que segundo informações, partirão desses terminais, 150 ônibus articulados operados por empresas que hoje em linhas intermunicipais e que serão afetadas com essa medida.
Provavelmente, também para poder amenizar o impacto na população oriunda da baixada, o governo estadual prevê para julho o início das obras do BRT que ligará Nova Iguaçu à Avenida Brasil, na altura do Shopping Jardim Guadalupe, onde ali, haverá a integração com o BRT TransBrasil, que irá de Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont. A licitação, que está sendo analisada pelo Tribunal de Contas do Estado, deverá ocorrer em junho.
A via expressa com faixas para ônibus articulados aproveitará as pistas da Via Light já existentes, e sub utilizadas, que vai de Nova Iguaçu até a Pavuna, e deste bairro, será prolongada até a Avenida Brasil, num trecho que terá 3,5 quilômetros e exigirá a construção de dois túneis e de oito pontes ou viadutos.
Tal medida beneficiará ouros municípios da baixada fluminense, como Mesquita e Nilópolis, por exemplo.
Segundo o vice-governador Pezão, a obra custará cerca de R$ 430 milhões e levará, no máximo, dois anos para ficar pronta.
O prefeito Eduardo Paes quer esticar a via, chamada de TransLight, até Madureira, onde ocorreria a integração com a Transcarioca e facilitaria o acesso da população fluminense ao Parque Madureira, Jacarepaguá, Barra, zona da Leopoldina e Aeroporto do Galeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário