sexta-feira, 10 de maio de 2013

Operação do Procon apreende 22 ônibus ainda nas garagens.


Devido aos últimos acidentes envolvendo ônibus no Rio que desde o último dia 2 de abril deixou 13 mortos a Secretaria estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, através do Procon-RJ, desencadeou a operação Roleta Russa para fiscalizar as condições estruturais e a documentação dos coletivos que trafegam pelas ruas da cidade. Treze agentes do órgão, divididos em quatro equipes, foram enviados para quatro garagens de empresas rodoviárias. Ao todo, 22 veículos foram lacrados.
Os veículos que apresentam problemas na documentação e má conservação, como pneus carecas e bancos soltos e rasgados, estão sendo retirados de circulação. Porém, a parte mecânica, como os freios, não passaram por avaliação.
Pelos últimos acontecimentos registrados na cidade, verificamos que o consumidor está sendo lesado. Por isso, o Procon está realizando essa fiscalização, para ver como se encontra a condição da frota que roda pela cidade, começando por essa empresas, que apresentaram problemas recentemente. Se alguma irregularidade for encontrada, na documentação ou na parte estrutural, esse veículo será lacrado e só vai ser liberado se a empresa cumprir todas as exigências. Além de receber multas, com o valor calculado pelo Procon contou o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos.
Na Transportes Vila Isabel, no Grajaú, Zona Norte, os agentes lacraram cinco ônibus, que estavam com pneus carecas e problemas na documentação. No dia 30 de abril, um veículo da empresa, que fazia a linha 433 (Leblon-Vila Isabel), atropelou o dentista e triatleta Pedro Nikolay, de 31 anos, em Ipanema, Zona Sul.

Na Paranapuan, na Ilha do Governador, Zona Norte, o Procon encontrou diversas irregularidades em seis ônibus, que foram impedidos de sair da garagem. Oito pessoas morreram, quando um ônibus da empresa, que fazia a linha 328 (Castelo x Bananal), caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski, na Avenida Brasil, no dia 2 de abril.

Outra empresa vistoriada foi a Estrela Azul. Na garagem, em Vila Isabel, Zona Norte, os agentes lacraram seis veículos, todos com problemas na documentação. Um coletivo da empresa se envolveu num acidente em Ipanema, Zona Sul, no dia 17 de abril. O motorista perdeu o controle do veículo e subiu a calçada na Rua Visconde de Pirajá, ferindo quatro pessoas ao atingir uma banca de jornal e a portaria de um prédio.

Em Campo Grande, na Zona Oeste, agentes do Procon foram impedidos de entrar na garagem da empresa Jabour. Um ônibus da viação, que fazia a linha 853 (Vila Kennedy x Barra da Tijuca), atropelou e matou o estudante Jonathas de Lima Mendes, de 13 anos, na pista lateral da Avenida das Américas, sentido São Conrado, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

De acordo com o diretor, Fábio Domingos, a equipe do Procon solicitou o apoio de policiais militares. Porém, mesmo assim, eles não conseguiram realizar a fiscalização. Com isso, os agentes foram fazer um registro de ocorrência do caso na 35ª DP (Campo Grande).
Depois da confusão, o Procon conseguiu fazer a vistoria e lacrou cinco ônibus.
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) também participou da operação. Na Penha, recolheram duas kombis, em Bonsucesso, apreenderam 12 kombis e três vans, e em Del Castilho, nas proximidades do Norte Shopping, uma kombi, três vans e um táxi irregular foram recolhidos

Nenhum comentário: