Fonte: https://diariodotransporte.com.br
A Volvo lançou um novo modelo de chassis para ônibus urbano, que buscará atender o mercado do Brasil e aos demais países da América Latina, trata- se do B8R, que já opera em testes pela Viação Santa Brígida, da Capital paulista.
O modelo substituiu o B7R ou B290R, e tem motor de oito litros e potência de 250 cavalos, com torque de 950 Nm e com duas novas versões de caixa da Voith e ZF.
De acordo com a Volvo, com a mudança no diferencial, o novo chassis tem o mesmo desempenho que o anterior, 290 cavalos.
A empresa diz que disponibilidade, consumo e desempenho foram pensados no projeto, e com isso, a troca de óleo passa a ser em 40 mil km. Antes, com o B290 eram 30 mil Km, já a maior faixa de torque, em 34%, melhora o desempenho do Ônibus, mesmo para motoristas menos experientes.
A Volvo ainda diz que com estas mudanças, os custos de manutenção e consumo pode cair entre 3% e 4%, a relação sem ar condicionado é de 5.63 km/litro, e com ar é de 6.17.
“Estamos ouvindo as necessidades do mercado, um ônibus mais econômico, compatível com a realidade atual das operações urbanas, sem deixar de lado o desempenho. Entendemos que as cidades precisam evoluir para transportes mais qualificados. Quando há crise econômica, como o atual momento, a tendência é que as prefeituras e empresas ofereçam o que é possível, com o motor frontal. Mas temos de pensar além do atual momento. Na América Latina, este processo tem ocorrido. Exemplo é o Transantiago, no Chile. Lá se pensa em 2.200 ônibus, dos quais 90 100% elétricos, 90 especiais, como de dois andares, e a maioria Euro VI” explicou o presidente da Volvo Bus Latin América, Fabiano Todeschini
O B8R possui também de série itens e conectividade, entre estes itens, está o I Coaching, que é uma espécie de treinador virtual. Em tempo real, o ônibus alerta para o motorista atitudes inadequadas, como frenagem, direção com consumo excessivo, curvas mal feitas, etc, e todos estes dados ficam gravados no veículo para posterior treinamento.
Há também um botão de emergência ou de assistência, que quando acionado pelo motorista em casos como quebras, assaltos, etc. No momento do acionamento on line a garagem tem acesso a hora, local e velocidade quando o botão foi apertado.
É possível determinar padrões operacionais por região pelo sistema de conectividade. Assim, o empresário pode traçar parâmetros com base na realidade d de cada sistema ou cidade.
O motor faz parte da plataforma global de motores da empresa. O propulsor será feito em Curitiba, com maior nível de nacionalização, e para toda a América Latina.
Em áreas para a América Latina de tráfego mais exigente, o B8R pode ter motor de 330 cavalos, o B330R, mas segundo a Volvo, para o mercado brasileiro, a indicação será o B250R.
O modelo possui configurações para piso baixo e piso alto convencional e, se por uma importadora acreditada pelo Inmetro, o frotista pode colocar terceiro eixo.
Desde o lançamento, o modelo anterior B7R, vendeu 1500 Veículos no Brasil e 5000 na América Latina, e com o B8R, a Volvo quer expandir estes números.
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