Após matéria feita pelo EXTRA na semana passada, em que usuários denunciaram a dificuldade de recarregar o Bilhete Único, o Procon-RJ decidiu autuar e multar a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). A empresa terá dez dias para elaborar propostas, com prazo de implantação, para atender à alta demanda da população por postos de atendimento.
De acordo com o Procon-RJ, a falha na prestação de um serviço público essencial fere o Artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que obriga este tipo de serviço a ser prestado de forma “adequada, eficiente e segura”.
O Procon-RJ também recebeu queixas de passageiros: todos disseram que a Fetranspor não disponibiliza postos de atendimento suficientes para atender a demanda. Além disso, a maioria dos postos não é da prestadora, mas de empresas terceirizadas que cobram uma tarifa extra para efetuar a recarga.
Na quarta-feira, dia 2, equipe do EXTRA esteve na Central do Brasil e constatou que o tempo de espera para fazer a recarga era de, no mínimo, 30 minutos, e as reclamações vinham de todos os cantos.
- Já passei mais de uma hora esperando para recarregar o cartão. Às vezes, a fila é tão grande que não posso esperar. Diversas vezes, tive que pagar a passagem do meu bolso porque não consegui fazer a recarga - contou a auxiliar de serviços gerais, Michele Carvalho.
Fonte: http://oglobo.globo.com/
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