sexta-feira, 25 de abril de 2014

Aplicativos para solicitar carros por smartphones ‘roubam’ motoristas das Cooperativas.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

A criação de aplicativos gerenciadores de corridas de táxis tem provocado crise em cooperativas de taxista. A preferência dos profissionais pelos dispositivos preocupa as associações, a ponto de levar algumas a fechar as portas.

A migração de motoristas acontece a partir da análise das vantagens oferecidas por aplicativos, como Easy Taxi, 99taxis e Taxibeat, incluindo a isenção ou taxa de matrícula muito abaixo das cobradas por cooperativas, o que resulta em um faturamento maior para o motorista. As associações, entretanto, cobram uma mensalidade entre R$800 e R$ 1.000. 

Foi isso que atraiu o taxista Marcos Vinicius Monteiro, de 52 anos. Com experiência de 20 anos na praça, ele explicou que deixou a cooperativa em que trabalhava há 10 anos em busca de mais dinheiro e praticidade. “Meu lucro aumentou 40% depois de aderir aos aplicativos, eu pego muito mais corridas e raramente rodo sozinho.” Pelo sistema, o motorista que estiver mais perto do passageiro, é convidado a pegá-lo. 

Para o usuário, a praticidade é o ponto mais atraente, garante a gerente de Comunicação do Easy Taxi, Maria Cecília Bere. “Os aplicativos conectam de uma maneira mais rápida, prática e segura para o taxista e o passageiro”, diz. 

A segurança, um ponto muito questionado em relação aos dispositivos, não é diferente das cooperativas, afirma a gerente. “Todos os taxistas que entram na base são selecionados e passam por um processo de cadastro rígido, por meio da análise de todos os documentos pessoais e do veículo, como carteira de motorista, licença do táxi, do Condutaxi e o comprovante de residência”, explica. 

Além disso, ao solicitar um táxi, o aplicativo permite que o passageiro veja a identidade do taxista e do veículo antes de embarcar. Já para as cooperativas, o ambiente e vantagens das companhias são insubstituíveis. O gerente da Ouro Táxi, Márcio José da Silva, afirma que o padrão de qualidade tanto para os passageiros quanto para os funcionários é incomparável.

“Oferecemos plano de saúde, seguro de carro e um ambiente corporativo que os dispositivos não têm”, assegura. Ele conta ainda que reconhece as virtudes da tecnologia, mas recomenda que os profissionais a usem apenas no tempo vago, como uma forma de receber dinheiro extra. “O taxista pode trabalhar no fim de semana, por exemplo. É preciso saber que consideramos esses aplicativos como modismo, mas as cooperativas são insubstituíveis”, afirma.

Passageiros idosos ficam a pé com falta de carros

Ver um jovem com o smartphone na mão na rua é muito comum, mas para os idosos os avanços da tecnologia ainda são obstáculos. É o caso da aposentada Francisca Neli da Cunha, de 62 anos. Ela usa táxis com frequência para ir aos hospitais, em razão de problemas cardíacos, mas vem sentindo dificuldade. “Tenho as minhas cooperativas preferidas, mas elas estão com falta de motoristas”, reclama. 

A moradora do Méier conta que já chegou a esperar mais de uma hora por um carro. “Tenho que pedir à minha sobrinha para chamar o taxista pelo celular, mas ela raramente está na minha casa”, conta. Além disso, Neli afirma que não confia plenamente no novo serviço. Como era cliente fiel das cooperativas do bairro, a senhora se acostumou com os funcionários: “Como não são pessoas conhecidas, eu temo pela minha segurança, mesmo minha sobrinha me mostrando a foto e identidade do motorista.”

Easy Taxi - O usuário chama o taxista e se tiver algum contratempo ou problema pode entrar em contato com ele a qualquer momento. Além do aplicativo para iOS e Android, a empresa oferece o serviço pelo site easytaxi.com.br.

99Taxis - É possível escolher o táxi de acordo com a forma de pagamento, que pode ser dinheiro, cheque e cartão de crédito. Depois de optar, o usuário acompanha o pedido em tempo real, a partir do GPS do taxista. Disponível para iOS e Android.

Resolve Aí - Disponível em 21 cidades brasileiras, o serviço é semelhante a outros aplicativos: o usuário pede o táxi e acompanha o motorista vindo em tempo real. Download para Android e iOS.

Taxibeat - Existe em alguns países da Europa e começa a ficar popular no Brasil. Rio e São Paulo são as primeiras cidades com o serviço disponível. Há muita gente recomendando o aplicativo. Também para iOs e Android.

Waapaa - Serviço focado no público corporativo. As empresas se cadastram e se tornam clientes com fidelidade. iOs e Android.

Como baixar os aplicativos - Entre na central de downloads do smartphone, Google Play para Android e App Store no iOs, e procure pelo nome do dispositivo desejado. Clique em download e estará pronto para uso.

Nenhum comentário: