sábado, 12 de abril de 2014

Avibrás Tupi é o mais novo blindado brasileiro.

A Avibrás Aeroespacial, empresa do setor de defesa localizada em Jacareí/SP, lançou um novo veículo blindado para uso militar no Brasil. Trata-se do Tupi, que foi desenvolvido para participar da licitação do Exército Brasileiro, que visa adquirir 32 unidades de múltiplo emprego para missões de paz.
Em parceria com a Renault Trucks Defence, a Avibrás rapidamente desenvolveu o Tupi, que teve quatro meses de gestação desde o início do projeto. Ele é baseado no blindado Sherpa Light Scout da empresa francesa e pesa 8 ton., podendo levar até 2,5 ton. Com capacidade para 12 soldados, o veículo pode ser configurado para várias funções no campo de batalha.
Ambulância, transporte, estação radar, comando e controle, defesa antiaérea e patrulha armada. Outra característica do projeto do Tupi é que pode ser utilizado para operações urbanas, tais como as que o BOPE, por exemplo, realiza no Rio de Janeiro. Ele pode operar em vários tipos de terreno.
O Brasil deve ser escolhido para integrar a Unifil (Força Interina das Nações Unidas no Líbano) em 2015 e para isso, o Exército precisa escolher agora um blindado que possa ser utilizado nas regiões em conflito naquele país. Ao todo, serão 32 blindados adquiridos. No caso do Tupi, a Avibrás deverá gerar 250 empregos diretos e 750 indiretos se o modelo for escolhido.
Além do Exército, a Avibrás está de olho em países da América do Sul, Oriente Médio e Sudeste Asiático. Com 5,5 m de comprimento, o Tupi ainda mede 2,2 m de largura e 2,1 m de altura, podendo rodar até 100 km/h e ter autonomia de 800 km rodando a 80 km/h. O projeto consumiu R$ 100 milhões em investimentos na fábrica em Jacareí/SP.
Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/

Nenhum comentário: