domingo, 16 de fevereiro de 2014

Prefeitura do Rio fecha o mergulhão da praça 15.

Neste domingo (16), a prefeitura fecha o mergulhão da praça 15 e implanta a mão dupla na avenida Rio Branco. As alterações fazem parte do projeto de revitalização da zona portuária e da demolição do elevado da Perimetral. Com as alterações no trânsito, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o centro da cidade pode sofrer transtornos a partir de segunda-feira e pediu que os cariocas evitem circular na região de carros particulares, optando pelo transporte público.

A partir das 7h deste domingo, a avenida Rio Branco passa a funcionar em mão dupla no trecho entre a avenida Presidente Vargas e o aterro do Flamengo, com exclusividade para ônibus e táxis. A via só será aberta para carros aos domingos e em horários determinados pela prefeitura (veja mudanças abaixo). Segundo a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes), 228 linhas de ônibus municipais e intermunicipais tiveram os itinerários alterados.

- A avenida Rio Branco passa a operar em regime de mão dupla. Entre a avenida Presidente Vargas e o aterro do Flamengo, a faixa central da via será destinada à circulação de táxis, sentido Cinelândia, que não terão ponto para embarque e desembarque. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas sentido contrário (Cinelândia). A proibição de circulação de veículos particulares na avenida Rio Branco vigorará nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não haverá restrições à circulação de veículos particulares pela via.

- Para os veículos de passeio vindos da avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, praça 15, Lapa e Glória, o último acesso é pela av. Passos.

- O acesso à avenida Graça Aranha e adjacências pode ser feito pela avenida Passos, rua Sete de Setembro, rua Uruguaiana e avenida Nilo Peçanha, que opera em mão dupla até a avenida Graça Aranha.

- Implantação de cruzamento com semáforo na avenida General Justo para possibilitar a saída direta do aeroporto Santos Dumont em direção ao aterro do Flamengo/Zona Sul.

- Alargamento do acesso do Trevo dos Estudantes, no aterro, à avenida Marechal Câmara.

- Implantação de nova agulha de saída da pista lateral da avenida Presidente Vargas para acesso à praça da Candelária.

- Alargamento da rua Primeiro de Março, em frente à Candelária, para facilitar passagem dos ônibus.

Ônibus municipais e intermunicipais

Serão implantados novos pontos finais para ônibus municipais na avenida General Justo e para ônibus intermunicipais na avenida Presidente Vargas.

Para orientação dos usuários, o Mergulhão foi sinalizado com painéis explicativos com informações sobre as alterações das linhas e pontos de ônibus. Além disso, agentes da concessionária Porto Novo também realizaram serviço de panfletagem, indicando a transferência dos pontos e linhas junto a usuários das barcas.

A Fetranspor, para orientação dos motoristas de ônibus e despachantes, desenvolveu programa especial que inclui treinamento e distribuição de mapas e folhetos educativos alertando sobre os novos itinerários de ônibus e pontos de parada.

O Rio Ônibus, desde o início da semana, vem intensificando o treinamento de funcionários sobre as mudanças de itinerários das linhas que chegam ao Centro. Mais de 400 instrutores, fiscais, despachantes e monitores das empresas envolvidas nas alterações no trânsito participaram de cursos com a equipe técnica da entidade, recebendo material informativo sobre as principais mudanças, com mapas e descrições dos novos trajetos. Eles atuaram como multiplicadores em cada empresa, orientando motoristas e cobradores. Uma das palestras teve transmissão ao vivo para as garagens. Um vídeo revelando as novas mudanças também foi preparado e repassado às empresas, e poderá ser consultado pela população no site e nas contas das redes sociais do Rio Ônibus. Equipes de apoio, que vão ajudar os passageiros nas ruas, também foram treinadas.

Nos ônibus, também serão colados cartazes com indicações sobre os novos itinerários, destacando para os passageiros as vias principais por onde os veículos não passam mais. Nos ônibus equipados com TVs, também haverá inserções alertando os passageiros e informando os canais de comunicação com o Rio Ônibus. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800 886 1000.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário: