sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a ter ônibus anfíbio para passeio turístico.

Fonte: http://www.estadao.com.br/ e http://www.jb.com.br/

Nada de visitar o Cristo Redentor ou o Jardim Botânico. Os turistas que passam pelo Rio de Janeiro podem fazer agora um passeio diferente a bordo de um ônibus anfíbio, mais nova criação de três empresários, Marcelo Almeida, Paulo Vasconcellos e Lucas Tolledo.

Chamado de Duck Copacabana, o primeiro veículo da frota da Duck Tour Brasil começa seu circuito ainda em terra firme, no bairro da Urca, em frente à entrada do bondinho do Pão de Açúcar. O ônibus segue no asfalto até o Aterro do Flamengo, chegando à Marina da Glória, onde "mergulha" em direção à Baía de Guanabara. O passeio dura cerca de 1h30.

O ônibus anfíbio foi montado sobre um chassi de ônibus Mercedes ano 1972 e está em teste desde 2012 no Rio. Tem motor seis cilindros de 180 cv e tração integral. Tudo funciona graças a um sistema de leme eletro-hidráulico, acionado por um joystick. Em solo, o Duck Copacabana só pode ser guiado por um motorista com carteira de habilitação da categoria D. Já na água, um marinheiro assume o comando. 

De acordo com a Duck Tour Brasil, o motor fica em compartimento impermeável monitorado via vídeo, com sistema de exaustão não poluente. Já as graxas utilizadas são atóxicas e inertes em meio aquático.

Este é o primeiro ônibus anfíbio no Brasil a atuar com propósito turístico. Diversos lugares do mundo – como Boston, Miami, Londres, Dublin e Cingapura – também já disponibilizam passeios neste tipo de veículo. O carro pioneiro da frota carioca, Duck Copacabana, segue as normas de segurança marítimas e terrestres, brasileiras e internacionais.

História  

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército norte americano precisou criar um caminhão anfíbio com capacidade de navegar e descer de navios em direção às praias para transportar equipamentos militares. Foi criado o DUKW, a partir do chassi do caminhão GMC COE. Após a guerra, empresas de turismo adaptaram-no para lazer e o DUKW ganhou o apelido de DUCK, que em português quer dizer "pato".

O carro anfíbio mais famoso do mundo é o Volkswagen Kübelwagen, modelo militar desenhado por Ferdinand Porsche e construído pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial. O carrinho, baseado no Fusca, tinha motor boxer de quatro cilindros e 23 cv, refrigerado a ar. A transmissão era manual de quatro velocidades.

Serviço

Os ingressos para o passeio – que pode ser agendado entre os horários de 10h e 18h – custarão R$ 100, mas moradores da cidade receberão 50% de desconto.

Duck Tour Copacabana
(21) 4040-4307

Preço promocional de inauguração: 
Adulto R$ 100,00
50% de desconto para 3º idade
50% de desconto para crianças até 10 anos

Nenhum comentário: