A Marcopolo apresentou em Vitória/ES, a segunda unidade de seu modelo de ônibus 100% elétrico integral ao governador Renato Casagrande, durante abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que foi realizada no Centro de Convenções da cidade em 25 de novembro.
Durante o evento, o governador e a equipe conheceram de perto o veículo fabricado pela encarroçadora gaúcha, que também tem planta no Espírito Santo, na cidade de São Mateus.
Após o evento, o veículo será testado em Santo André/SP pela Suzantur, ao lado de uma unidade da mesma marca que já está sendo avaliada.
O governador falou que o processo de transmissão de matriz energética terá como um dos focos o transporte coletivo e que no início de 2022, serão testados quatro veículos, mas não especificou a marca:
“Queremos fazer a transição da frota de ônibus, trocando os motores a combustão por elétricos. Vamos iniciar os testes com quatro veículos já no próximo ano. Estamos ainda iniciando o debate para termos um laboratório de mobilidade elétrica que envolveria o Governo do Estado e empresas interessadas. A ideia é debatermos esses temas e investirmos cada vez mais em energias renováveis.” – disse de acordo com nota da imprensa.
Em sua fala, Casagrande destacou também as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com foco na transição energética. “Temos o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar) que concede incentivos a energias renováveis. Além disso, estamos tomando decisões internas para que nossas obras tenham energia renovável. Por exemplo, as novas obras precisam ter energia solar e estamos fazendo levantamentos para que possam adequar os prédios públicos já existentes”, citou.
Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o evento é uma oportunidade de o Governo do Estado apresentar seus programas e ações direcionadas ao tema. “O uso de energia renovável e a implantação de projetos sustentáveis no território capixaba são assuntos defendidos pelo governador Renato Casagrande, que recentemente participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O tema em pauta é de interesse do Estado e do mundo”, pontuou.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Marcopolo testa justamente com a empresa Suzantur, a primeira unidade 100 elétrica da marca, na cidade de Santo André, no ABC Paulista, e avaliação do modelo começou em 22 de outubro de 2021 em itinerário semelhante à linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal), mas sem passageiros.
Em nota ao Diário do Transporte, a Marcopolo especifica as características do modelo apresentado em Vitória
"Em participação na XII Fenergia – Feira e Fórum de Energia, que acontece no Centro de Convenções de Vitória, a Marcopolo apresentou o modelo Attivi, primeiro ônibus 100% elétrico da marca, desenvolvido totalmente no Brasil em parceria com fornecedores nacionais, inclusive baterias e componentes eletroeletrônicos. O ônibus tem 13,25 metros de comprimento, capacidade total para 89 passageiros (sentados e em pé), autonomia de cerca de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas.”
Fonte: https://diariodotransporte.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário