terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Grave acidente com ônibus da Empresa Gontijo de Transportes.

Um grave acidente, marcado pela fatalidade, no km 322 da BR-110, deixou ao menos 14 pessoas mortas na manhã desta segunda-feira, 27, na cidade de Alagoinhas (a 120 quilômetros de Salvador), próximo à fábrica de cerâmica Simonassi. Dez vítimas morreram no local da colisão e quatro após darem entrada no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu porque um trator de esteira que era transportado em uma carreta de placa JQT 9144 se soltou e caiu na pista, ficando parado em uma curva. Sem visão da pista, o motorista do ônibus, cuja placa é GSV 4620, colidiu lateralmente com trator, destruindo parte do veículo, por volta das 6h10.

Ainda segundo o órgão, todas as ambulâncias da região foram solicitadas para ajudar no resgate das vítimas.  Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, mas 17 foram encaminhadas ao Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas. A PRF não soube informar quantos estão em estado grave, nem para onde os outros feridos foram levados. 


A empresa: No ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, tinha início uma das maiores e mais bem sucedidas viagens da história das empresas de transporte rodoviário de passageiros no Brasil.

No correr da segunda metade da década de 60, a empresa ampliou o número de linhas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, a partir de Valadares e Teófilo Otoni. Tornou-se forte também no Vale do Jequitinhonha, chegando até o ponto extremo da região, a cidade de Salto da Divisa. Hoje a Gontijo atende dezenas cidades nessas regiões.

Na segunda metade da década de 60, mais precisamente em 1968, a empresa conquistou outra fatia importante do mercado. A Gontijo incorporou a Viação Santa Marta, concessionária das linhas que ligavam Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro. A empresa amplia sua atuação com a presença numa das mais desenvolvidas regiões do estado.

A segunda metade da década de 70 foi marcada pela incorporação de várias linhas e empresas pela Gontijo. Foi um período de grande aperfeiçoamento técnico e crescimento da empresa.


Em 1981, era inaugurado o Parque Rodoviário Gontijo, no bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte. Ele é hoje um dos mais modernos centros administrativos e de manunteção de empresa de transporte no país, com uma área de aproximadamente 100.000 metros quadrados e capacidade de operação para 2000 ônibus.

A Gontijo acelerou fundo em direção ao Nordeste, procurando principalmente estabelecer uma ligação com São Paulo, e aproveitou uma grande oportunidade. Comprou a Viação Bonfinense, com seus 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste, e abriu definitivamente as portas para um mercado que hoje responde por cerca de 35% do movimento da empresa.

Em 1999 a Gontijo fechou a maior compra de ônibus rodoviário da história da Scania em todo o mundo. Também em 1999 a Editora OTM atribui o troféu "Melhores do Transporte" 1998, na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros para a Empresa Gontijo de Transportes, pela terceira vez consecutiva e a quinta vez na história da empresa.

Em Dezembro de 2003 a Empresa Gontijo adquiriu a Companhia São Geraldo de Viação, fundada em 1949, que percorre atualmente mais de 95 milhões de km por ano em 15 estados brasileiros. São mais de 100 linhas interestaduais com uma frota de 800 carros, prontos para atender o mercado e a demanda de seus clientes

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