quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

História da Real Auto Ônibus.




A Real Auto Ônibus foi fundada em 09 de junho de 1953 e posteriormente adquirida por seus atuais sócios em 18 de outubro de 1967, os quais iniciaram sua expansão com 35 ônibus LPO e LP Mercedes 321, atuando, já na época, na sua área atual de maior abrangência , o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta época os atuais sócios já eram proprietários da Auto Viação Leme que foi incorporada à Real Auto Ônibus na época S/A, para atender a um decreto do Governador Negrão de Lima, ficando a Empresa composta por uma frota de 60 veículos.

Em 05 de novembro de 1974 a Empresa já contava com uma frota urbana de 88 ônibus, participou, então, de concorrência pública, que visava a diminuição do fluxo de automóveis no centro da Cidade objetivando melhorias no transito, da qual saiu vencedora, inaugurando o primeiro serviço de transporte público da Cidade do Rio de Janeiro COM AR CONDICIONADO, os quais foram imediatamente apelidados pelos cidadãos cariocas de "FRESCÕES". 

Em 6 outubro de 1981 o grupo societário exercendo a sua política administrativa de contínua expansão e total dedicação ao Sistema de Transporte do Município, adquire a Castelo Auto Ônibus . 

Em 10 de dezembro de 1985 a Real, juntamente com mais 19 outras Empresas do Município, tem sua frota encampada pelo Governo do Estado, trazendo momentos de grande frustração aos seus sócios. 

Em 06 de Janeiro de 1988, através de Resolução do Governador do Estado , Dr. Moreira Franco e seu Secretário Estadual de Transportes Dr. Joseph Barat, a Empresa é devolvida aos seus sócios , que reiniciam seus trabalhos promovendo, a cada ano, a recuperação da Empresa, adquirindo novos ônibus e operando novas linhas na ligação Norte/Sul, 460-São Cristóvão-Leblon, 462 e 463, ambas São Cristóvão-Copacabana.

Na primeira parte da década de 90 a empresa resolveu alterar sua pintura, abandonado a tradicional pintura grená e prata e adotando uma pintura amarela, branca e preta, inspirada e aproximada da utilizada nas linhas do então criado corredor expresso da Zona Sul, no aterro do Flamengo e Copacabana, no qual muitas linhas da empresa circulava.



Posteriormente a pintura do corredor deixou de ser usada exclusivamente para as linhas que nele operavam e a empresa resolveu adotar a pintura para toda a frota, que permaneceu a mesma até a adoção da pintura padrão pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.



Nos anos 2000 a empresa cresceu muito a sua frota e se expandiu ainda mais para a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes com a criação e exploração das linhas 179 Via Linha Amarela, atual 315, e 2016-Castelo-Mandala, atual 318-Central-Barra Sul.

Com a realização da licitação da prefeitura do Rio a Real se tornou a empresa líder do Consórcio InterSul e opera também no Consórcio TransCarioca.




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