A violência extrema envolvendo uma turista norte-americana estuprada dentro de uma van fez com que o prefeito decretasse a proibição do uso de película nos vidros destes veículos no último dia 5.
O decreto chama a atenção para a falta de visibilidade provocada pelo material, o que comprometeria a segurança dos passageiros. De acordo com a Prefeitura, quem desrespeitar a regra será multado em R$ 1.251,48 e terá o veículo lacrado.
A proibição se refere a veículos regulamentados pelo Transporte Especial Complementar - TEC e pelo Sistema de Transporte Público Local - STPL (VAN). A Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) deverá publicar resolução que adeque aos códigos disciplinares dos modais que viole a proibição. 

Nas zonas de interceptação os fiscais já estão orientados a apreender o veículo e multar os condutores. Além da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, a força tarefa, composta por 300 homens, contará com o apoio de agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, CET-Rio e Secretaria Municipal de Transportes. Mais de cinquenta reboques estarão à disposição da coordenadoria.

As operações se estenderão também para a região da Rocinha, em São Conrado, do Itanhangá, na Barra da Tijuca, no Centro da cidade e na Leopoldina. Nesses locais equipes vão orientar os motoristas de Vans e usuários sobre a melhor maneira de pegar outra condução para seguirem seus destinos.  Os motoristas que poderão circular pelas duas linhas acima informadas, também serão avisados sobre o ponto em que deverão retornar.