domingo, 28 de abril de 2013

MAN mostra seus veículos militares.


Fonte: http://transportemundial.terra.com.br

Neste ano, a MAN Latin America tornou-se a maior fornecedora de caminhões para as forças armadas brasileira. Serão cerca de 3 000 caminhões este ano, enquanto as marcas Mercedes-Benz, Ford, Iveco e Agrale fornecerão juntas cerca de outras 2 000 unidades. Por isso, a MAN tem investido forte na adequação de seus produtos e até trouxe da Alemanha um MAN HX 77 8x8  (no Brasil rebatizado de MAN HX 32.444 8x8) para exposição na LAAD Defense & Segurity (feira equipamentos para as áreas militar, segurança pública e corporativa), realizada no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de abril.

O MAN HX 8x8, para uso exclusivo militar, depois da feira, será demonstrado aos militares da América do Sul, produzido pela RMMV (Rheinmetall MAN Military Vehicles - uma joint-venture entre a MAN e a empresa alemã Rheinmetall), é a primeria vez que uma unidade é apresentada no Brasil. Equipado com motor MAN D2066, de 440 cv, possui cabine blindada e, como maior diferencial, tem o chassi com exclusivo sistema de gancho que permite trocar os diferentes tipos de implementos, como tanques de combustível, transporte de tripulação e até lança-mísseis.

Outra destaque apresentado pela MAN é o VW Constellation 31.320 6x6 Militar 10 QT. A sigla 10 QT é de uso militar e significa que o caminhão pode transportar 10 toneladas em qualquer tipo de terreno. Esse modelo está em fase de testes pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEX). Este modelo também pode transportar obuseiro (peça de artilharia similar a um canhão). O Constellation 6x6 pode transpor cursos dágua de até 1,5 metro, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. O veículo também foi aprovado em testes do Exército brasileiro e subiu um degrau com mais de 30 centímetros de altura. 

O desenvolvimento de caminhões militarizados pela MAN começou em 2004, com o VW Worker 15.210 4x4 5 QT, já homolado pelas Forças Armadas e com cerca de 1 200 unidades entregues desde 2007. Porém, até ser homologado, o modelo passou por diversos testes por mais de um ano e cerca de 34 000 km em operações reais do Exército.


Nenhum comentário: