Fonte: http://www.rotasfluminenses.com
Fundada em 4 de dezembro de 1970, a Viação Ponte Coberta teve a sua primeira sede localizada no município de Itaguaí, pois sua garagem era localizada na Praça Castilho, atualmente município de Seropédica.
A Ponte Coberta opera em linhas intermunicipais da Baixada Fluminense atendendo aos municípios de Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Seropédica e Rio de Janeiro.
A Viação Ponte Coberta operava com o prefixo 03XXX e atualmente com o registro DETRO-RJ 190XXX. Nesta mesma época, ainda não existia o chamado “Grupo Ponte Coberta”, mas a administração da empresa criou a Viação Aparecida, que na época operava a linha 103I-Nilópolis x Pavuna (via Portugal Pequeno) e 433I-Nilópolis x Pavuna (via Éden), contudo, atualmente ambas as linhas pertencentes à Transportes Flores.
A linha 548P-Nilópolis x Campo Grande, na década de 1980, era administrada pela Nilopolitana, pois durante o período de intervenção do Estado, a Viação Ponte Coberta enfrentava dificuldades financeiras.
Até da década de 1990 eram duas empresas que tinham o monopólio nos bairros dos municípios de Seropédica (emancipado de Itaguaí em 1995) e Itaguaí :
Viação Cidade de Itaguaí
590I Itaguaí x Nono
591I Coroa Grande x Nono
Transportes Seropédica.
215I - Itaguai x Seropedica (via Chapero)
A Viação Itaguaí Ltda (RJ209) fundada em 1983 era a empresa que operava o antigo serviço municipal e intermunicipal local de Itaguaí nos anos 80 e 90.
Com a emancipação de Seropédica, algumas linhas se transformaram em intermunicipais, linhas que entre meados e final da década de 90 chegaram a ser repassadas para outras empresas que surgiram na região como a Viação Arcádia, Viação Rio Pérola, Santa Rita, T.Seropédica, Marisol (essa ultima apenas algumas linhas municipais). Essas empresas acabaram fechando as portas no início dos anos 2000 devido aos péssimos serviços prestados, tendo suas linhas municipais e intermunicipais extintas até hoje.
A prefeitura de Itaguaí fez uma licitação priorizando o transporte alternativo e foi montado um consórcio, contudo, com as reclamações dos moradores da cidade do porto com a falta do ônibus logo surgiram as empresas Emanuel e Elohin, essa ultima tempos depois se transformando na viação Cidade de Itaguaí e ficando sozinha operando o serviço municipal da cidade.
Uma década depois, a antiga Viação Itaguaí Ltda é reativada e a cidade passa a ter atualmente duas empresas municipais com praticamente o mesmo nome, confundindo muito os usuários, fazendo pensar que é tudo uma empresa só, mas que na verdade eram empresas distintas .
A Viação Itaguaí Ltda quando voltou a circular reativou a antiga linha intermunicipal 590-I- Itaguaí x Nono (via Caçador), contudo, em 2014 a linha sofreu intervenção do DETRO-RJ que entregou a sua operação para a Expresso Mangaratiba.
Atualmente a linha é operada pela Expresso Recreio que opera na região desde a intervenção na Expresso Mangaratiba, ocorrida em março de 2017.
Em 2000, com o início das crises financeiras das empresas de transporte coletivo no estado do Rio de Janeiro, se uniram as empresas Glória, Transmil e Ponte Coberta, criando o Grupo Transmil. A Gardel Turismo, passou a fazer parte do Grupo Transmil, também tendo sua administração na garagem da Transmil, em Queimados.
A primeira empresa do Grupo a ser fundada foi a Expresso Nossa Senhora da Glória, no dia 3 de fevereiro de 1964. Sua primeira sede ficava localizada na Rua Doutor Thibal, 80 no Centro de Nova Iguaçu e, em 1970, foi transferida para a Estrada Abílio Augusto Távora, em Cabuçu.
A Gardel Turismo foi fundada em 9 de agosto de 1973. Sua garagem sede está localizada no bairro Ponte Preta, Queimados. Enquanto integrava o Grupo Transmil, a empresa era administrada na garagem da Turismo Transmil.
Então o Grupo Transmil passava a ser composto por quatro empresas: Turismo Transmil, Expresso Nossa Senhora da Glória, Viação Ponte Coberta e Gardel Turismo.
Inicialmente, a Expresso Real Rio operava apenas linhas oriundas da EVAL, que partiam da cidade de Itaguaí para o Centro do Rio e Niterói, contudo, no fim dos anos 90 a empresa foi adquirida pelo grupo JAL e recebe um setor enorme da Ponte Coberta, basicamente abrangendo as linhas de Campo Grande, Seropédica e Paracambi:
737P-Campo Grande x Campo Lindo via KM 32
738P-Campo Grande x Ilha da Madeira via Piranema
739P-Campo Grande x Seropédica via KM 32
740P-Campo Grande x KM 34 via Rio-SP
741P-Campo Grande x Praça Castilho via KM 32
744P-Campo Grande x Ponte Coberta via KM 32
545P-Campo Grande x Paracambi via KM 32
547P-Campo Grande x Japeri via KM 32
436S-Paracambi x Sepetiba
749P-Belvedere x Santa Cruz via Av. Brasil
709P-Cacaria x Vila Geni via Piranema
560P-Cacaria x Itaguaí
Nessa época, a Expresso Real Rio também assumiu duas linhas, da Pedro Antônio e da Cidade de Itaguaí, ambas partindo de Paracambi:
434S-Paracambi x Vila Geni (via Piranema)
MP71-Paracambi x Fontes (via Dutra)
A linha Itaguaí x Niterói foi passada para a Coesa Transportes. Na época a Coesa operava linhas ligando a Zona Oeste do Rio com Itaguaí. Nos anos 90 a linha foi repassada para a Expresso Real Rio com a legenda 113D.
No eixo principal de operação (BR-465) havia certa sobreposição com as linhas do pacote e aquelas que ficaram com a Ponte Coberta (Jd. Paraíso, Lagoinha e São Francisco, entre outras), e com isso, houve um enxugamento, no qual as linhas mais longas foram cortadas em Seropédica e as mais curtas foram extintas.
O então império de linhas da Viação Ponte Coberta limitou-se às linhas:
517I-Nova Iguaçu X Praça Castilho
544P-Nilópolis X Seropédica
547P-Edson Passos X Sepetiba
548P-Nilópolis X Campo Grande
704P-Lagoinha X Campo Grande
705P-Edson Passos X Bangu
742P-Cabuçu X Campo Grande
743P-Jardim Paraíso X Campo Grande
745P-Nilópolis X Praça Castilho
746P-Parque São Francisco de Paula x Campo Grande
Registra-se que atualmente a linha 547P faz o trajeto Sepetiba x Jardim Paraíso, pois esse trajeto foi seccionado no início dos anos 90, e ainda que a linha 705P foi criada em 1992 pela Feital Transportes e Turismo, mas em 2005 a Feital sofreu intervenção do DETRO-RJ e a Viação Ponte Coberta, que já estava operando a linha em pool, recebeu a concessão da linha.
Um comentário:
Algum busólogo com fotos de ônibus da viação ponte coberta da década de 70 ?
Postar um comentário