Fonte parcial: http://extra.globo.com/
A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro tinha que cumprir a promessa de climatizar 100% dos ônibus da frota municipal, até o fim de 2016, nos termos do compromisso firmado em acordo judicial com o Ministério Público no começo de 2014, mas a pouco mais de um mês para o fim do ano, a climatização segue em marcha lenta.
Com 39,4% da frota refrigerada, o Rio avançou só 4,7% de janeiro até agora. Isso porque, em 2016, o compromisso era climatizar 3.990 ônibus, mas foram só 868, até setembro. E, desses, 680 cobriram um déficit de 2015. Ou seja, o avanço real esse ano foi de apenas 188 coletivos.
Certo de que a meta não seria atingida, o juiz Leonardo Grandmasson, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, manteve no fim de outubro a multa de R$ 20 mil, definida em julho, para o município, por cada veículo não refrigerado. Ele só espera a virada do ano para calcular o valor total da punição e intimar o município.
Dados obtidos pelo “Globo” por meio da Lei de Acesso à Informação mostraram que, em julho, dos 7.847 ônibus das linhas regulares, apenas 3.090 eram refrigerados.
Desde o fim de 2015, quando baixou o Decreto 41.190, a Prefeitura do Rio não fala mais em ônibus e sim, em viagens climatizadas, que deveriam atingir 70% até dezembro de 2016. A Secretaria municipal de Transporte (SMTR) garante que está perto de atingir o percentual. Em outubro, informa o órgão, “65% das viagens” já eram feitas em veículos refrigerados. O juiz Leonardo Grandmasson discorda da mudança de critério.
— Se o próprio município, num acordo judicial, entendeu voluntariamente, numa tentativa de oferecer um serviço melhor para a população (pela refrigeração de toda frota), tem de cumprir. Imagina se amanhã você é demandado numa ação judicial e fecha o acordo para pagar um montante e, na hora do vencimento, quer pagar outro valor. Isso não existe — exemplifica o juiz.
Poucas empresas tem realmente evoluído nesse quesito, como por exemplo a Rodoviária Matias e a Viação Novacap, a primeira está com a frota totalmente climatizada já a segunda tem pouquíssimos veículos sem ar condicionado.
Algumas outras empresas também vem climatizando a sua frota, em um ritmo um pouco mais lento, quando comparado com a frota total da empresa, como a Viação Pavunense, Viação Ideal, a Empresa Braso Lisboa, a Transportes Barra e a Viação Vila Real.
Ainda há empresas que têm pouquíssimos, ou até nenhum, veículos com ar condicionado como a Transportes Paranapuan, a Viação Rubanil (poucos com ar, mas sempre desligados), a Viação VG, a Transportes Campo Grande, a Viação Nossa Senhora de Lourdes, Viação Penha Rio, Transportes América e Viação Madureira Candelária (essas três últimas não têm nenhum veículo com ar condicionado).
Exemplo de qualidade e respeito aos usuários, Viação Novacap, uma das empresas que mais tem investido em ônibus novos e climatizados.
Exemplo do absurdo e do desrespeito ao compromisso firmado, veículo sem ar condicionado recentemente comprado pela Transportes Paranapuan.
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