terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeitura amplia horários de serviço do BRT Transcarioca para Madureira

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e Consórcio BRT, informa que o serviço Alvorada – Madureira (Terminal Paulo da Portela, integrado ao trem), passa a operar, a partir desta terça-feira (12/08), com os ônibus parador durante 24 horas e com o expresso de 5 às 23 horas. Os testes operacionais para a ampliação do expresso e parador foram feitos no fim de semana.

O trecho ampliado abrange as estações IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela que funcionavam das 9h às 16h. O BRT Transcarioca, que já transporta 70 mil pessoas por dia, opera com três serviços: Galeão - Alvorada (Semi-direto), Madureira - Alvorada (Expresso), Madureira - Alvorada (Parador).

A Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), sendo o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade que já reduziu em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

Segundo corredor exclusivo de ônibus, a Transcarioca vai transportar 320 mil passageiros por dia e fazer integração com a Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Futuramente haverá ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.

A SMTR informa que os cortes de linhas convencionais vão acontecer de forma gradual. A estimativa é de que apenas a linha 701 seja cortada de imediato e as demais ao longo das próximas duas semanas. Ao mesmo tempo, serão implantadas as linhas alimentadoras, que vão garantir os deslocamentos até as estações.

O BRT Transcarioca já ultrapassou a marca de um milhão de passageiros transportados desde sua inauguração e deverá chegar aos 200 mil/dia ao final da implantação da segunda etapa. Desde a inauguração, em 2 de junho, o corredor apresentou um crescimento diário de passageiros na ordem de 7,75%. Só no primeiro mês de operação 402.501 pessoas foram transportadas, com média de 18.295 por estação. Vicente de Carvalho foi a que recebeu maior volume (66.520, no primeiro mês), fazendo a integração com o metrô.


Horário de funcionamento do BRT Transcarioca:


Galeão - Alvorada (Semi-direto)

Horário de funcionamento: 24h

Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.


Madureira - Alvorada (Expresso)

Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque, Praça Seca, e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.


Madureira - Alvorada (Parador)

Horário de funcionamento: 24h

Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque, Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

Nenhum comentário: