sexta-feira, 28 de março de 2014

VLT do Rio de Janeiro está aberto para visitação.

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Os cariocas já podem conhecer de perto o novo transporte que vai circular no Centro e na Zona Portuária a partir de 2016: o Veículo Leve Sobre Trilhos ou, como já é mais conhecido, o VLT. O protótipo dessa mistura de trem e bonde elétrico que vai percorrer 28 quilômetros em seis linhas vai ficar aberto à visitação todos os dias da semana, das 9h às 20h, nos galpões da Gamboa, até que as primeiras das 32 composições encomendadas comecem a rodar pelos trilhos da cidade.

O espaço fica na Rua da Gamboa, entre os galpões ferroviários, na Região Portuária, próximo ao Túnel Ferroviário do Morro da Providência.

Para o prefeito Eduardo Paes, o projeto é o mais importante entre todas as intervenções de infraestrutura em curso no Rio e terá a missão principal de integrar os meios de transporte: trens, metrô, barcas, BRTs e os ônibus convencionais. “O VLT é uma espécie de resumo de tudo aquilo que tem que ser feito no campo da mobilidade do Rio e não interessa só à cidade, mas também à Região Metropolitana”, destacou Paes ao apresentar o protótipo.

O sistema terá 42 pontos de embarque e desembarque, entre eles quatro estações: Central, Rodoviária Novo Rio, Praça 15 e Aeroporto Santos Dumont. Cada composição será formada por sete módulos articulados e terá capacidade para levar até 415 pessoas. A estimativa da prefeitura é de que o VLT transporte diariamente 285 mil passageiros, com funcionamento 24 horas por dia.

“O VLT carioca é um dos mais modernos do mundo em termos de tecnologia ferroviária. Ele vai resgatar toda a beleza do antigo bonde”, acrescentou o presidente do consórcio VLT Carioca, Cláudio Andrade.

A maior inovação do transporte, 100% movido a energia elétrica, é que ele será um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem a rede de eletricidade suspensa (catenárias). O abastecimento das “baterias” será feito pelo solo por meio de uma tecnologia chamada de APS.

Tantos as paradas para embarque como os veículo não terão roletas ou catracas. O sistema de pagamento das passagens no VLT será como em várias cidades da Europa: cada passageiro terá a responsabilidade de passar seu cartão magnético no leitor eletrônico. 

O especialista em transportes da Uerj Alexandre Rojas avalia que isso dará maior agilidade ao transporte, mas ainda têm dúvidas sobre a eficácia da fiscalização. A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) ainda não informou esses detalhes. O VLT aceitará o Bilhete Único Carioca, que permite pagar uma viagem, usando dois transportes.

Os cinco primeiros veículos de VLT serão importados da França. O fornecedor será a empresa francesa Alstom. Depois dessa primeira fase, outros 27 veículos devem ser produzidos no Brasil por meio de transferência de tecnologia. O projeto da prefeitura, que está sendo executado numa parceria público-privada (PPP), prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão. As obras começaram em março pelo Túnel Ferroviário, sob o Morro da Providência. A expectativa é que todas as etapas estejam concluídas até o fim de 2015.




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