Fonte: http://www.tribunadepetropolis.net/
A empresa Neobus inaugura sua segunda fábrica no Brasil (a matriz é em Caxias do Sul), nesta quinta-feira (27/03), em Três Rios. O evento será realizado a partir das 15h na nova planta da empresa (Km 17 da BR 040), que tem 40 mil m², e contará com a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito de Três Rios, Vinicius Farah. Apesar de ainda não ter sido formalmente inaugurada, fábrica já começou a operar com 300 funcionários, que fazem a montagem de ônibus escolares.
Durante a abertura, haverá o anúncio de que a cidade de Três Rios será responsável por 100% da produção de ônibus urbanos da empresa Neobus, que possui mais de 30% do mercado no Rio de Janeiro. “Eles nos disseram que a mão de obra formada no município foi tão boa que, em três meses de funcionamento, a filial daqui já está produzindo com um grau de excelência acima do esperado para este momento Por isso, resolveram trazer para cá toda a produção dos ônibus urbanos”, conta Vinicius Farah, que abriu cursos técnicos, financiados pelo município e pelo estado, para suprir as necessidades da Neobus. “Eles precisariam de pintor automotivo, estofador, mecânico hidráulico… abrimos as vagas e a empresa assumiu o compromisso de priorizar as pessoas formadas na cidade”, contou.
O anúncio terá um reflexo no mercado local, pois serão abertas novas vagas de trabalho. Os atuais 300 empregos passarão, em 12 meses, para 1.200. A meta é chegar às 2.500 vagas em 2016, quando a unidade passará a fabricar também os veículos articulados usados em linhas especiais - como os BRTs da capital fluminense.
NEOBUS
A história da Neobus começou em 1991, com a produção de componentes para a indústria automotiva. Em 2000, a empresa passou a se dedicar, de forma integral, ao desenvolvimento de veículos para transporte de passageiros, iniciando com a produção do micro-ônibus Thunder+: um produto diferenciado e estruturado para o trânsito pesado.
No ano de 2002, lançou o Spectrum, um veículo que representou não apenas uma nova alternativa ao mercado, mas a inauguração de uma nova categoria. Isso se justifica pelo fato de o modelo passar dos 9 metros, onde praticamente termina o micro-ônibus, e chegar aos 11 metros, medida a partir da qual começa um o ônibus convencional. Assim, garantiu seu espaço no mercado.
A Neobus continuou trabalhando e, em 2004, apresentou outro ônibus inédito: o Thunder Plus, um micro-ônibus com a porta avançada sobre o eixo dianteiro, que, sendo assim, possibilita a acomodação de mais seis passageiros.
Em 2006 e 2008, a organização atuou fortemente nos modelos direcionados ao fretamento, como a linha Spectrum Road e Spectrum Class, que representam soluções para um segmento que cresce a cada ano, em virtude dos benefícios que são oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores.
Dois anos após, em 2010, a Neobus antecipou as expectativas do mercado, apresentando o Mega BRT, um ônibus pensado e idealizado para suprir as grandes demandas do transporte coletivo, incluindo as que irão acontecer durante a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Contudo, o Mega BRT será uma solução permanente, mesmo depois da passagem dos grandes eventos. Vale lembrar que esse modelo é direcionado para atuar em vias segregadas e, na época, conquistou o título de maior ônibus do mundo.
No decorrer de 2012, a empresa apresentou a sua Primeira Série de Rodoviários, composta por veículos diferenciados em design, que agregam conforto e segurança. O New Road N10, como é conhecido o rodoviário da Neobus, foi projetado para todos: para quem vê, para quem conduz, para quem dá manutenção, para quem anda e para quem compra.
Atualmente, a Neobus possui mais de 2.000 colaboradores, em três parques fabris: um em Caxias do Sul, de 500 mil m², com 52 mil m² de área construída; um em Três Rios - RJ, com área total de 140.000 m² e área construída de 19.643,61 m²; e outro no México, com 20.000 m2.
No ano de 2002, lançou o Spectrum, um veículo que representou não apenas uma nova alternativa ao mercado, mas a inauguração de uma nova categoria. Isso se justifica pelo fato de o modelo passar dos 9 metros, onde praticamente termina o micro-ônibus, e chegar aos 11 metros, medida a partir da qual começa um o ônibus convencional. Assim, garantiu seu espaço no mercado.
A Neobus continuou trabalhando e, em 2004, apresentou outro ônibus inédito: o Thunder Plus, um micro-ônibus com a porta avançada sobre o eixo dianteiro, que, sendo assim, possibilita a acomodação de mais seis passageiros.
Em 2006 e 2008, a organização atuou fortemente nos modelos direcionados ao fretamento, como a linha Spectrum Road e Spectrum Class, que representam soluções para um segmento que cresce a cada ano, em virtude dos benefícios que são oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores.
Dois anos após, em 2010, a Neobus antecipou as expectativas do mercado, apresentando o Mega BRT, um ônibus pensado e idealizado para suprir as grandes demandas do transporte coletivo, incluindo as que irão acontecer durante a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Contudo, o Mega BRT será uma solução permanente, mesmo depois da passagem dos grandes eventos. Vale lembrar que esse modelo é direcionado para atuar em vias segregadas e, na época, conquistou o título de maior ônibus do mundo.
No decorrer de 2012, a empresa apresentou a sua Primeira Série de Rodoviários, composta por veículos diferenciados em design, que agregam conforto e segurança. O New Road N10, como é conhecido o rodoviário da Neobus, foi projetado para todos: para quem vê, para quem conduz, para quem dá manutenção, para quem anda e para quem compra.
Atualmente, a Neobus possui mais de 2.000 colaboradores, em três parques fabris: um em Caxias do Sul, de 500 mil m², com 52 mil m² de área construída; um em Três Rios - RJ, com área total de 140.000 m² e área construída de 19.643,61 m²; e outro no México, com 20.000 m2.
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