quinta-feira, 20 de março de 2014

Transoeste, enfim, chega a Campo Grande

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Um boa notícia para os mais de 300 mil moradores de Campo Grande, na Zona Oeste. Com mais de um ano de atraso, a ligação do bairro com a Barra da Tijuca pelo BRT Transoeste foi concluída e será inaugurada no sábado. A estimativa inicial da Secretaria Municipal de Transportes é de que cerca de 20 mil passageiros por dia usem o novo trecho do corredor. 

Composto por nove estações distribuídas ao longo de 12 quilômetros, o chamado Lote 4 do Transoeste completa também a ligação viária entre as áreas centrais de Santa Cruz e Campo Grande. Para tanto, a prefeitura estendeu o traçado do BRT que, desde dezembro do ano passado, já conecta Santa Cruz a Inhoaíba e a outros bairros cortados pela avenida Cesário de Melo. 

Para Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Transportes, a conclusão da parte final do Lote 4 representa o aparecimento de um novo perfil de mobilidade na região. “O BRT inteiro tem 56 km de extensão e é feito de grandes distâncias. Mas o trecho que vamos inaugurar no sábado traz a possibilidade de o passageiro usar o corredor para se deslocar entre bairros próximos, a pequenas ou médias distâncias, como de Cosmos a Inhoaíba, ou de Paciência a Campo Grande.".

A partir deste sábado, 25 ônibus refrigerados da Empresa de Viação Algarve, cada um com capacidade para 100 passageiros, e que já operavam no trecho Recreio-Paciência e Santa Cruz-Vilar Carioca, farão o trajeto Santa Cruz-Campo Grande. Carlos Roberto Osório prevê redução média de 25% no tempo de deslocamento entre a região e a Barra da Tijuca.

“Em dias normais, nós acreditamos que o tempo de viagem de 50 minutos pode cair para cerca de 38 minutos”, disse ele, acrescentando que isso terá impacto na qualidade de vida do bairro. 

O custo total das obras do BRT Transoeste ficou em aproximadamente R$ 84,5 milhões, de acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto. Osório acrescentou ainda que, com a instalação da estação do BRT no Centro de Campo Grande, a prefeitura promoverá o reordenamento urbano do entorno da rodoviária do bairro.

O atraso de um ano no cronograma das obras do BRT Transoeste em Campo Grande foi fruto do cancelamento do contrato com a construtora Sanerio que, segundo a prefeitura, não entregou algumas estações até o início do ano passado e deixou às moscas os canteiros de obras. Em seu lugar, dispensada de licitação, entrou uma empresa sediada em Minas Gerais. 
 
O Lote 4 “briga” cabeça a cabeça com o Lote Zero pelo posto de trecho mais conturbado do Transoeste. Projetado para ligar o Jardim Oceânico ao Terminal Alvorada, nas duas pontas da Barra da Tijuca, o Lote Zero motivou uma ação civil movida pelo Ministério Público do Estado do Rio, segundo a qual a prefeitura, na elaboração do projeto, teria desrespeitado legislações federal e estadual que a obrigariam a obter licenciamento ambiental. 

A Prefeitura do Rio sustenta que não precisou cumprir qualquer lei porque o lote não seria classificado como obra de grande porte. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Obras, o Lote Zero já foi licitado. Contudo, o projeto pode ser abortado porque o Governo do Estado estuda levar o metrô até o Alvorada.

Nenhum comentário: