quinta-feira, 4 de junho de 2009

Início das vendas do Midi OF 1218

A categoria intermediária entre o micro ônibus e o modelo urbano básico, representada pelo segmento midibus, tem agora mais um chassi disponível no mercado brasileiro de ônibus. O OF 1218, com a oficialização de sua comercialização, vem para ampliar o leque de produtos da Mercedes Benz para as diversas demandas do transporte de passageiros. O chassi, que foi desenvolvido para carroçarias com comprimentos entre 9 m e 9,6 m, tem PBT de 12.800 kg e está equipado com o motor OM 904 LA, o mesmo do modelo OF 1418, com potência de 177 cv. A predominância por veículos com motores dianteiros, frente as variações do mercado nacional, por suas peculiaridades em função das diferentes topografias ou das condições da infra-estrutura viária, tornam o novo modelo um produto adequado para atender a realidade do transporte urbano do Brasil, que nas palavras de Curt Axthelm, é um produto ajustado e já preparado de fábrica ao tamanho de uma carroçaria midi. Ele vem com patilhas (abas de suporte) que facilitam e agilizam o encarroçamento. “Acreditamos ter a melhor opção a oferecer para o segmento de midibus, pois o chassi conta com muitos benefícios, como a trambulação no painel, com trocas mais suaves e na utilização de uma carroçaria com valor menor de 5% (largura de 2,40 m), além da redução em torno de 4% a 5% no consumo de combustível em comparação a um modelo de 14 toneladas”, disse Curt Axthelm.
O chassi OF 1218 possui entre-eixos de 4,41 m e altura do quadro em 854 mm. Segundo a montadora, são vários os itens que tornam o modelo num veículo ideal ao transporte urbano, como a utilização das molas parabólicas em sua suspensão, promovendo maior conforto e menor ruído interno; freio pneumático a tambor equipado com o sistema Top Brake; a manutenção diária é facilitada, pois os equipamentos como os reservatórios de óleo e água e o filtro de ar estão dispostos de maneira acessível para uma rápida inspeção e a presença do sistema de diagnose, indicando no painel todas as informações dos módulos eletrônicos, permitindo uma verificação das principais funções relacionadas ao funcionamento do motor. “O OF 1218 oferece um desempenho com melhores resultados e maior rentabilidade ao frotista”, concluiu o executivo da Mercedes Benz.

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