sábado, 7 de maio de 2016

Iveco passa a fabricar o chassis 150S21.

Fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/

Acelerada pela expansão da gama e crescimento nas vendas no Brasil, 60% em 2015, segundo dados da Anfavea, a Iveco Bus, divisão de ônibus da italiana Iveco, apresenta o GranClass 150S21. O modelo, um ônibus micrão de 15 toneladas, marca a estreia do chassi 150S21, o segundo da linha de ônibus desde que o 170S28 foi apresentado na 10ª FetransRio, em novembro de 2014. 

De quebra, fecha o cerco do fabricante entre os ônibus escolares rurais. Basicamente voltados às prefeituras, o mercado fomentado desde a criação do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2009, soma mais de 7 mil unidades vendidas só pela Iveco, com o micro-ônibus CityClass.

Com o GranClass, a Iveco espera agora abrir passagem entre os ônibus do tipo micrão oferecendo não só o chassi, como fazem os concorrentes, vendendo nas concessionárias o ônibus já pronto, graças ao fornecimento da carroceria pela parceira paranense Mascarello. Estratégia já adotada no CityClass, fornecido pela Neobus, e desde novembro do ano passado, com o WayClass, a versão Mascarello do micro-ônibus com configuração de até 29 lugares – ambos montados sobre o chassi 70C17, o mesmo da linha Daily.

Um pouco maiores que os micro-ônibus e mais vendidos na faixa de peso bruto total (PBT) de 15 toneladas, o segmento de micrões é atualmente dominado pela Mercedes-Benz, com o OF-1519 e o OF-1519R, seguida pela MAN, com os Volksbus 15.190 OD e 15.190 ODR, configurações urbanas e rurais dos chassis, respectivamente. 

Como diferencial em relação aos concorrentes, o 150S21 traz motor mais potente: o FPT quatro cilindros de 4,5 litros gera 206cv (cavalos) de potência e 73,46kgfm de torque a 2.100rpm, ante os 185cv do Mercedes e 190cv do Volks, ambos com 71kgfm de torque. De início há apenas o câmbio manual de seis marchas (o Volksbus oferece a opção V-tronic, com a caixa automatizada ZF 6AS 1010 BO).

Depois do micrão GranClass, voltado à licitação do programa Caminho da Escola do governo federal, a Iveco pretende expandir a linha do chassi 150S21 para novas aplicações. Entre elas, de ônibus urbanos e de fretamento. 

“Observamos que existe uma certa demanda no mercado para a entrega de ônibus em um prazo curto. O fornecimento do ônibus completo atende essa demanda”, afirma o gerente de marketing de produto da Iveco Bus, Gustavo Serizawa. A fábrica de Sete Lagoas opera com capacidade de 30 ônibus produzidos por turno.

No ano passado, a Iveco emplacou 1.187 coletivos, contra 731 em 2014, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, (Anfavea). Somente o 170S28, que representa a marca no principal segmento de chassis para ônibus no Brasil, o de 17 toneladas, acumula cerca de 400 unidades vendidas desde o lançamento sendo já utilizado, por exemplo, no transporte coletivo de Belo Horizonte e no transporte de funcionários da fábrica da Fiat, em Betim.

Além dos micros, o micrão e o chassi de 17 toneladas, a linha Iveco Bus conta com três versões da Daily: a Minibus, baseada em chassi longarina e disponível nas configurações Fretamento e Turismo 15+1, com rodado simples na traseira (45S17), e 18+1 (50C17), com rodado duplo, e o chassi 70C17, com painel integrado de fábrica e predisposição para ar-condicionado.

DADOS TÉCNICOS

Iveco GranClass 150S21
» Motor – Iveco FPT N45 Euro 5 quatro cilindros em linha, 4.500cm3, com potência de 206cv (diesel) e torque de 73,46kgfm a 2.100rpm
» Transmissão – tração dianteira e câmbio Eaton FS 5406A manual de seis marchas
» Suspensão/rodas/pneus – dianteira e traseira com molas metálicas do tipo trapezoidal semielíptica; 275/80 R22,5 (pneu de uso misto opcional)
» Direção e freios – assistência hidráulica; a tambor na dianteira na traseira, com ABS
» Capacidades – peso bruto total (PBT), 15 toneladas; 5 mil kg no eixo dianteiro e 10 mil km no traseiro; tanque, 275 litros
» Dimensões – comprimento, de 9 a 10m; largura máxima, 2,42m; e entre-eixos 5,25m a 5,95m

Iveco/Divulgação

Redução de balanço traseiro permite acesso à lugares acidentados - Iveco/Divulgação

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