Após três dias de paralisação de seus funcionários, por falta de pagamento, a tradicionalíssima Auto Viação Bangu Ltda, sediada em Magalhães Bastos, informou aos grevistas que a mesma não possui mais condições de manter suas operações. A empresa alega que está passando por uma grave crise financeira.
Após 64 anos de atividades, prestando seus inestimáveis serviços, principalmente na ligação da região da Zona Oeste com a Zona Norte, algumas aquisições, uma cisão no meado da década de 1990, a venda por parte dos antigos proprietários, Grupo Guanabara, e a absorção de várias linhas oriundas da Transportes Oriental, a empresa encerra suas atividades.
"De acordo com os arquivos da Associação Nacional de Transportes Urbanos: "Dez empresários formaram um consórcio e criaram a Auto Viação Bangu, que operava na linha Cascadura-Bangu. Dali em diante, compraram outra empresa, a Transportes Princesa. Em 1981, a Bangu deu outro passo para a expansão ao adquirir a Viação Andorinha".
A Viação Bangu surgiu em 1962 com a linha 745 (Cascadura - Bangu). Segundo relatos históricos, na década de 60 ela adquiriu a linha 746 da extinta Viação Camará ltda, prefixo 59000 e a linha 744 (Cascadura - J. Novo / Realengo da Transportes Princesa ltda, prefixo 23000 . Em 1969 sua frota era de 60 carros, já em 1979 subiu para 82 carros com a criação das linhas 739 Capelinha x Bangu, via J. Novo / Av. Brasil - 794 (Capelinha x Cascadura) - 795 (Capelinha x Sen. Camará, via Av. Santa Cruz) - 796 (Capelinha x Sen. Camará, via rua Boiobí), 797 (INPS x Sandá) e 798 (Bangu x J. Água Branca ).
Entretanto, sua expansão maior aconteceu quando em 15/02/1981, a AVB adquiriu 40 carros da linha 391 Tiradentes x Realengo (bem antes, em 1976 a extinta Viação São Ricardo S/A , prefixo 43500 trouxe a linha 269 de Marechal Hermes para Realengo mudando o nº da linha para 391).
Em setembro de 1981 a empresa inaugurou a linha 383 (Tiradentes x Realengo, via Sulacap) e meses depois, associou-se (sendo majoritária na sociedade) com a antiga Viação Andorinha ltda, prefixo 14000, unindo suas operações, de fato, em maio de 1982, totalizando, até então, aproximadamente 240 carros. Neste consórcio, a empresa deixou de ser S/A, tornando-se LTDA. No acordo, as cores que permaneceram eram da antiga Andorinha (vermelho e creme). Antes da fusão a Bangu tinha suas cores bem brasileiras (amarelo/verde com faixa branca).
Em 1995, houve uma cisão da Bangu, onde foi criada a nova Viação Andorinha ltda, cujo prefixo (59000) pertenceu a extinta Viação Camará ltda. Esta nova empresa não tinha qualquer relação com a que existia antes . A Bangu ficou com a garagem de Magalhães Bastos (garagem original da antiga Andorinha).
Atualmente a Viação Bangu pertence a empresários que atuavam no ramo de vendas e distribuição de bebidas, além de serem acionários da VW caminhões e ônibus, motivo pelo qual, a empresa possui 90% de chassis Volks."
"De acordo com os arquivos da Associação Nacional de Transportes Urbanos: "Dez empresários formaram um consórcio e criaram a Auto Viação Bangu, que operava na linha Cascadura-Bangu. Dali em diante, compraram outra empresa, a Transportes Princesa. Em 1981, a Bangu deu outro passo para a expansão ao adquirir a Viação Andorinha".
A Viação Bangu surgiu em 1962 com a linha 745 (Cascadura - Bangu). Segundo relatos históricos, na década de 60 ela adquiriu a linha 746 da extinta Viação Camará ltda, prefixo 59000 e a linha 744 (Cascadura - J. Novo / Realengo da Transportes Princesa ltda, prefixo 23000 . Em 1969 sua frota era de 60 carros, já em 1979 subiu para 82 carros com a criação das linhas 739 Capelinha x Bangu, via J. Novo / Av. Brasil - 794 (Capelinha x Cascadura) - 795 (Capelinha x Sen. Camará, via Av. Santa Cruz) - 796 (Capelinha x Sen. Camará, via rua Boiobí), 797 (INPS x Sandá) e 798 (Bangu x J. Água Branca ).
Entretanto, sua expansão maior aconteceu quando em 15/02/1981, a AVB adquiriu 40 carros da linha 391 Tiradentes x Realengo (bem antes, em 1976 a extinta Viação São Ricardo S/A , prefixo 43500 trouxe a linha 269 de Marechal Hermes para Realengo mudando o nº da linha para 391).
Em setembro de 1981 a empresa inaugurou a linha 383 (Tiradentes x Realengo, via Sulacap) e meses depois, associou-se (sendo majoritária na sociedade) com a antiga Viação Andorinha ltda, prefixo 14000, unindo suas operações, de fato, em maio de 1982, totalizando, até então, aproximadamente 240 carros. Neste consórcio, a empresa deixou de ser S/A, tornando-se LTDA. No acordo, as cores que permaneceram eram da antiga Andorinha (vermelho e creme). Antes da fusão a Bangu tinha suas cores bem brasileiras (amarelo/verde com faixa branca).
Em 1995, houve uma cisão da Bangu, onde foi criada a nova Viação Andorinha ltda, cujo prefixo (59000) pertenceu a extinta Viação Camará ltda. Esta nova empresa não tinha qualquer relação com a que existia antes . A Bangu ficou com a garagem de Magalhães Bastos (garagem original da antiga Andorinha).
Atualmente a Viação Bangu pertence a empresários que atuavam no ramo de vendas e distribuição de bebidas, além de serem acionários da VW caminhões e ônibus, motivo pelo qual, a empresa possui 90% de chassis Volks."
A Rio Ônibus informou que está sendo montado um plano de contingência para manter as linhas em atividade sem prejudicar a população que depende das linhas, contudo, na prática, as linhas estão sendo paulatinamente assumidas pela Transportes Barra, basicamente como ocorreu quando do fim da Viação Andorinha, deixando claro que a empresa do Grupo Redentor será a mais forte e atuante empresa do Consórcio Santa Cruz.
Esta foi a empresa que me fez passar a gostar deste hobbie, em razão de sua única linha do Consórcio InterNorte, a qual marcou minha infância, 725 Cascadura - Ricardo de Albuquerque.
Todas as fotos de: http://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ_RJ_BANGU.htm
Esta foi a empresa que me fez passar a gostar deste hobbie, em razão de sua única linha do Consórcio InterNorte, a qual marcou minha infância, 725 Cascadura - Ricardo de Albuquerque.
Todas as fotos de: http://www.ciadeonibus.com/CDO_RJ_RJ_BANGU.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário