sábado, 21 de maio de 2016

864 é a linha com mais ônibus na cidade.

Através do excelente trabalho executado pelo site diariodotransportecoletivo, podemos constatar que três grande contrassensos ocorrem no serviço de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro é o fato da linha 864 que faz o curto itinerário entre Bangu e Campo Grande, em um caminho direto pela Avenida de Santa Cruz, que igualmente é servido por várias outras linhas, ser a que mais tem veículos em circulação, ao ponto de os mesmos criarem certo tumulto para pararem em ambos os pontos finais. Será realmente necessário tantos carros nessa linha?

O segundo é o fato de que a Troncal 01, que liga a Praça General Osório à Central do Brasil, ser a segunda, e provavelmente tem os mesmos 60 carros da primeira, mas nesse dia deve ter tido três carros sem o validador logado, ter tantos carros operando, pois foi criada para diminuir o número de veículos circulando na Zona Sul, contudo, basta ficarmos cinco minutos na Central, que qualquer inocente perceberá que as empresas Real e Graças, travam uma verdadeira batalha na linha, operando cada qual, sua frota, como se fossem linhas diferentes e concorrentes, sobrepondo as saídas do ponto final, uma sobre a outra. E como se não bastasse isso, ainda há a Troncal 03, com o mesmo itinerário, só que indo até o Leblon. A mesma pergunta que fiz acima faço no que se refere a Troncal 01, Será realmente necessário tantos carros nessa linha?

Por fim, a quantidade e de frescões rodando nas linhas 2335 e 2336 que ligam, respectivamente, Santa Cruz e Campo Grande ao Centro da cidade, enquanto o bairro mais distante perdeu todas as suas linhas regulares para o Centro, já Campo Grande, vive a mingua em suas linhas mais diretas, 398 e 366, com pouquíssimos e escassos veículos e em péssimas condições de conservação.


Fonte:  https://diariodotransportecoletivo.wordpress.com/page/2/

Com base em dados da Prefeitura, o site acima fez uma amostragem, durante o horário de vale, da quantidade de ônibus destinados a cada linha da cidade. Temos que levar em conta que nem todas os veículos estavam com a linha cadastrada. Vale lembrar também que as linhas alimentadoras do BRT não entram porque a Prefeitura simplesmente não cadastrou na coleta do GPS, apesar delas terem o aparelho e estarem realizando a emissão de dados (desperdício de equipamento). Também não estão inclusas as linhas articuladas do BRT (Expresso, Parador, etc).

Uma curiosidade desse gráfico é que a linha Troncal 1, supostamente destinada a diminuir a quantidade de ônibus circulando pela Zona Sul, ainda assim é a segunda com maior número de carros, reforçando a necessidade de racionalizar e distribuir os veículos por outras regiões da cidade. Existem cinco linhas da Zona Oeste, porém, duas delas são do tipo frescão, ou seja, para o deslocamento radial, passando pelo centro da cidade, as linhas da Zona Oeste com maior oferta são com tarifa mais cara. Das linhas de Barra, Jacarepaguá e Madureira, as duas presentes atendem mais à Zona Norte que à Zona Oeste.


A tabela completa de linhas pode ser vista abaixo:

linhaquantidade
86460
TRO157
63848
90848
37145
24742
60741
80340
63939
36338
41537
62437
42236
46036
47236
233536
233636
60635
62934
91834
29833
55033
TRO332
41032
43232
66932
45531
56531
30930
71130
40929
43529
45729
35528
42628
47428
65028
69628
92028
35027
66527
77827
86727
91727
23926
55726
TRO225
23825
30125
48325
60025
77325
TRO424
34324
39324
92824
211424
36223
46123
47323
63023
67823
87823
238123
TRO522
TRO622
TRO922
15722
20222
225122
22921
29221
30221
31521
47621
53921
63621
67921
233821
234521
11220
21720
22020
31220
74620
80220
86120
86220
233320
24919
39719
43919
53819
77419
81919
88419
92619
94619
233919
234319
280319
23218
26518
37818
39018
43818
INT318
60118
62218
83818
234418
29617
34217
36817
38317
43417
49717
INT217
62817
63417
68517
68717
80417
83517
201817
TRO1016
11016
32616
34116
34916
INT916
62716
65116
69216
84016
231016
SP55316
10715
31315
32415
32915
43315
INT815
60315
62115
62315
62515
89815
90615
233215
233415
22614
32814
38614
49814
65214
72314
79314
80114
82114
232914
234214
36913
39913
48513
58113
58213
65313
71213
82213
86313
90013
211113
SR33513
SR35013
20112
27512
34612
34812
46312
66712
68812
77212
78612
80512
85112
86912
88012
89312
91912
SPB35012
SV79012
SVA66512
13311
25411
27711
32111
35311
46411
55511
58311
60811
78911
83311
83711
84611
90511
280411
00710
01410
18410
20910
21310
30610
32310
36610
40110
58410
68010
70910
75610
75910
86010
86610
94010
94210
230510
1119
1809
3459
3529
3809
7319
7389
7819
7959
8259
8419
8529
9249
LECD109
SV8669
SV9179
SVB6659
0068
0108
2848
3118
3728
3778
5078
INT18
6138
6148
7828
9158
9458
9508
22958
SV7798
2107
3227
3617
3987
4167
5257
6157
6917
7277
7717
7757
7797
7907
8307
8397
9237
9447
20147
20157
21457
SV3767
2226
3256
3966
4366
4566
5136
6056
6636
7376
7706
7946
8476
8506
8686
8856
8866
9016
9136
9516
20176
21106
23466
SP2656
SR3976
SV9016
SV9406
3315
3345
3385
3515
3925
4625
5805
7215
7695
8135
8295
8485
8495
8875
9145
9255
23075
23085
23095
28015
SP3975
SV6855
1834
3674
3704
3844
3914
3954
4054
6354
6734
7524
7834
8594
23024
23304
23374
SP2494
SP8504
SV2324
SV6064
SV7744
SVC9054
3273
3353
3393
3793
4443
5033
5583
6113
6163
6933
7443
8113
8263
8343
8423
8433
8953
9353
9363
SV7773
SVB9053
0112
3852
3942
4402
4482
5372
6022
6262
7252
7412
7422
7452
7772
7842
8242
8362
9222
9342
21152
28022
29182
LECD92
SP2922
SP6132
SV2492
SV3902
SV8432
SVA9052
3101
3201
3581
3891
4421
4431
6091
6861
7391
7551
8071
8121
8451
9331
21121
SP4041
SP8411
SR3931

Nenhum comentário: