sábado, 2 de janeiro de 2016

Mercedes-Benz lança caminhão Accelo 1316 6×2

Fonte: http://www.blogauto.com.br/mercedes-benz-lanca-caminhao-accelo-1316-6x2/

A Mercedes-Benz anunciou recentemente a chegada de um novo modelo para a categoria de caminhões médios. Trata-se do Accelo 1136 6×2, que dispõe terceiro eixo e suspensor originais de fábrica, além de PBT (preso bruto total) de 13 toneladas. O modelo chega para fazer parte da família Accelo, que já inclui os leves 815 e 1016.

 O novo Mercedes-Benz Accelo 1316 6×2 é equipado com terceiro eixo da Suspensys. O sistema de suspensor pneumático é acionado através de uma chave seletora, posicionada no console central do painel. O veículo dispõe ainda de sistema de freios equilibrado, já projetado para a aplicação 6×2.
 
O modelo está disponível com duas distâncias de entreeixos (3.700 e 4.400 mm), permitindo a montagem de carroçarias de até 8 metros, a maior do mercado, inclusive quando comparada com um caminhão médio. Estas carroçarias são indicadas para varejistas, pois apresentam grande capacidade volumétrica e uma carga útil igual ou superior a de um caminhão médio.

Nas demais vantagens, há a maior capacidade de carga, com 8.720 kg de carga útil+equipamento (entreeixos de 3.700 mm) e 8.620 kg (entreeixos de 4.400 mm), chegando a levar até 800 kg a mais do que um caminhão médio da concorrência. O caminhão oferece ainda maior plataforma de carga, de 7 metros (entreeixos de 3.700 mm) ou 8 metros (entreeixos de 4.400 mm), que também é baixa, sendo até 200 mm menor em relação a um veículo médio.

 A Mercedes destaca ainda as dimensões compactas. O Accelo 1316 6×2, por exemplo, é até 400 mm menor na largura da cabina, em relação à concorrência, e até 350 mm menor na altura. No comprimento, considerando o chassi e a carroçaria, o modelo tem tamanho similar ou até menor em relação a um caminhão médio. A carroçaria, porém, é maior em até 50 cm.

Na motorização, o Mercedes-Benz Accelo 1316 6×2 dispõe de um propulsor 4.8 litros BlueTec 5, que desenvolve 156 cavalos de potência, a 2.200 rpm, e 62,2 kgfm de torque, entre 1.200 e 1.600 rpm. Junto a ele está o câmbio G-56 de seis velocidades.
Outra novidade da linha Accelo é o novo câmbio Eaton FSO 4505 para os modelos 815 e 1016. A caixa traz carcaça de alumínio e, além de se destacar por um menor esforço de engate e seleção de marchas, o menor peso da caixa de mudanças reverte em mais capacidade de carga.


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