A AMD Encarroçadora e Implementadora, com sede em Caxias do Sul, acaba
de lançar o Alamo, seu segundo ônibus para aplicação urbana. O novo
modelo da marca acontece um ano após o microônibus Solum ter sido
apresentado ao mercado nacional.
O projeto da nova carroceria foi concebido para dar uma aparência
mais moderna ao veículo. O design ganhou uma atenção especial, os
materiais utilizados são leves e com itens que aumentam a segurança e
conforto dos passageiros, motoristas e cobradores. A janela do motorista
tem um layout que facilita a manutenção e aumenta a visibilidade do
condutor.
Toda a iluminação do veículo, tanto externa como interna utiliza
tecnologia em LED. Os faróis utilizam lâmpadas biodo H4. O amplo
itinerário eletrônico permite melhor visualização e leitura. O desenho
lateral do veículo é limpo e moderno, o que proporciona maior
visibilidade para o motorista e aos passageiros.
Na traseira, o design do Alamo segue a tendência de linhas com visual
limpo, com o vigia traseiro mais alto. O brake light integrado amplia a
segurança no trânsito.
A vantagem de utilizar o chassi com motorização dianteira é
principalmente em função de que eles percorrem solos difíceis, uma
característica frequente nas principais cidades brasileiras. A
manutenção deste tipo de ônibus tem um custo mais baixo, o que atrai os
empresários do setor.
O espaço interno foi dimensionado, e a posição do motorista planejada
para proporcionar conforto e funcionalidade. A poltrona permite
regulagem total de altura, possui cinto de segurança retrátil de três
pontos e o painel garante ótima ergonomia nos acesso aos comandos, além
de clara visualização de instrumentos.
Os revestimentos da carroceria possibilitam fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.
Outro destaque é o conforto conferido aos passageiros. Com maior
largura interna, há amplo espaço para circulação, as poltronas são
ergonômicas e possuem apoios de cabeça. O sistema de campainha com
acionamento de chamada de parada é por botão e sem fio. A iluminação
interna permite uma sensação aconchegante com iluminação em LED.
O novo modelo é utilizado em centros urbanos e pode ser encarroçado
em chassis Volkswagen 15.190 OD, 17.230 OD e 17.260 OD, todos com motor
dianteiro.
A central elétrica é totalmente funcional, ampla e com fácil acesso
para a manutenção. O sistema multiplex, que foi incorporado para o
gerenciamento das funções da carroceria, mostra preventivamente
eventuais problemas que poderão surgir durante a operação. O painel de
instrumentos conta com uma tela LCD de 7 polegadas interligado com a
câmara de ré.
Novos conceitos foram aplicados a algumas peças. Os para-choques
dianteiro e traseiro foram divididos cada um em três partes. Assim,
dependendo da colisão, não é necessário trocar toda a peça.
Dimensões:
Comprimento
Entre 9,6 metros a 12,2 metros
Entre 9,6 metros a 12,2 metros
Largura Externa
2,5 metros
2,5 metros
Altura Externa
3,22 m s/ AC a 3,43 m c/ AC
3,22 m s/ AC a 3,43 m c/ AC
Altura Interna
2,13 metros
2,13 metros
Especificações:
- Anteparos das portas e motorista em tubos de aço encapsulados em PVC ,
- Iluminação de LED,
- Câmera de ré (opcional)
- Itinerário eletrônico,
- Janelas laterais com vidros temperados fumê,
- Para-brisa dianteiro bipartido, laminado, incolor ou vidros verdes,
- Piso de Chapa de Alumínio ou compensado naval revestido com Ecoflex antiderrapante,
- Elevador para acesso a portadores de necessidades especiais,
- Portas de acesso de duas folhas com acionamento eletro pneumático,
- Poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal. Cinto de segurança retrátil três pontos;
- Escapamento traseiro embutido,
- Excelente acesso para manutenção frontal, tanto na parte externa como no acesso interno através do capô do motor;
- Poltronas dos passageiros estofadas e revestidas em courvin com desenho exclusivo AMD, ou poltronas injetadas em plástico com almofadas revestidas.
Opcionais:
- Ar-condicionado,
- Desembaçador de para-brisa com ar quente e ar frio,
- Guarda-lama atrás das rodas,
- Instalação para rádio, com alto falante e antena no para-brisa,
- Isolamento térmico da carroceria em materiais ecologicamente corretos,
- Janelas com vidro inteiriço colado com janelas deslizantes ou com ventarolas tipo rodoviário,
- Puxador para janela com trava para carros com AC,
- Quebra-sol para motorista tipo Sanefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário