sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Japeri e Santa Cruz terão rotas expressas até a Central, a partir de Deodoro.

Fonte: http://riodejaneiro.ig.com.br/

A partir de segunda-feira, passageiros que utilizam os trens dos ramais Japeri e Santa Cruz ganharão viagens expressas. Após a Estação de Deodoro, as paradas destas composições serão apenas em Madureira, no Maracanã e na Central. As demais estações deste trecho vão ser atendidas apenas pelo ramal de Deodoro, que terá intervalos reduzidos de 10 para 6 minutos. Com as mudanças, o número de viagens nestas linhas aumentará 28% e a oferta de assentos dará um salto de 1,7 milhão para 2,1 milhões por dia. 

A expectativa da SuperVia é a redução em 10 minutos no tempo de viagem dos trajetos de Japeri e Santa Cruz até a Central. Em Deodoro, Madureira e Maracanã, trens expressos passarão a cada 4 minutos. O intervalo das partidas dos dois ramais até Deodoro será de 8 minutos, o dia inteiro. Atualmente, esta é a média apenas nos horários de pico. 

“A mudança vai beneficiar todos os passageiros de alguma forma. Quem utilizava os semidiretos vai chegar mais rápido à Central do Brasil. E os que utilizavam os paradores contarão com intervalos menores”, apontou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

Os trens semidiretos, após Deodoro, atualmente param em seis estações. O ramal de Santa Cruz tem desembarques em Madureira, Cascadura, Engenho de Dentro, São Francisco Xavier, Maracanã e São Cristóvão. O de Japeri faz parada em Silva Freire, em vez de São Francisco Xavier.

Os passageiros que precisarem saltar ou embarcar em estações fora das paradas das rotas expressas terão que fazer baldeações. Quem costuma descer no Engenho de Dentro, por exemplo, e utiliza hoje o ramal semidireto, terá que descer em Madureira e aguardar um parador.
Porém, segundo o presidente da concessionária, este usuário não sentirá impacto no tempo de viagem. “O tempo que ele leva no semidireto parando em várias estações, será quase o mesmo que ele vai esperar por um parador para fazer a baldeação. Pelos nossos cálculos, o tempo médio na transferência será de 3 minutos, justamente o mesmo gasto nas paradas”, explicou Cunha.

Nas plataformas, a expectativa dos passageiros pela mudança é grande. A secretária Fernanda Resende, de 26 anos, moradora de Padre Miguel, acredita que a modificação será positiva. “Qualquer economia na viagem é muito para quem acorda cedo”, apontou Fernanda. “Espero que a SuperVia cumpra os intervalos, pois, se começar a atrasar, tudo pode virar um caos”, ressaltou o contador Henrique Souza, 56, que, a partir de segunda, vai precisar fazer baldeação para chegar ao trabalho, em São Francisco Xavier.

Paradores de Bangu e Campo Grande em extinção

Com a modificação no sistema de viagens, os trens paradores de Bangu e Campo Grande vão entrar em extinção. Ambos passarão a funcionar apenas no horário de pico da manhã. Depois de Deodoro, vão assumir a posição de expresso, como nos ramais de Santa Cruz e Japeri. A redução dos intervalos das viagens só foi possível graças à implantação do novo sistema de sinalização da linha férrea, já concluído nas quatro linhas utilizadas pelo ramal de Deodoro.

Até o fim deste mês, a nova sinalização chega em Japeri. Em Santa Cruz, a implantação termina em dezembro. Com a modernização, os intervalos em ambos os ramais vão cair de 8 para 6 minutos em 2015. A previsão de redução das partidas de viagens em Saracuruna e Belford Roxo será a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A implementação do novo sistema de sinalização custou à SuperVia um investimento de R$ 150 milhões.

Mudança em Silva Freire 
Reinaugurada em 2012, após mais de 20 anos fechada, a Estação Silva Freira vai passar a funcionar apenas de 10h às 15h, a partir de segunda-feira. Lá, as paradas serão restritas aos trens expressos. Segundo o presidente da SuperVia, a redução dos intervalos nas viagens dos trens paradores é o principal motivo para o funcionamento parcial da Silva Freire. 

“Reabrimos ela porque a Estação do Méier vivia superlotada. Com a mudança das viagens, não há mais a necessidade de deixá-la disponível o dia inteiro porque não vamos ter tantos passageiros parados no Méier, já que os trens passarão mais rápido”, explicou Carlos José Cunha. A distância entre Silva Freire e Méier é de aproximadamente 200 metros.

Com o remanejamento de passageiros para a Estação Maracanã, as obras de modernização em São Cristóvão vão ganhar força total. As plataformas passarão a ter acesso por escadas rolantes e novos mezaninos serão construídos. 

A transformação é para atender às exigências dos Jogos Olímpicos 2016. A nova estação será entregue no ano que vem. Em Deodoro e Madureira, as obras começam até dezembro. As duas estações também vão contar com escadas rolantes. Uma passarela de integração dos trens com o BRT Transolímpica será erguida em Deodoro. A expectativa da entrega é em até dois anos.


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