Fonte: http://g1.globo.com/
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o ministro das cidades, Gilberto Occhi, assinaram na tarde desta terça-feira (15) o contrato para as obras do BRT Transbrasil, que ligará Deodoro ao Centro, através da Avenida Brasil. De acordo com Paes, as obras, que devem gerar alguns transtornos à população, devem começar em novembro e estão previstas para terminar no final de 2016. O valor do contrato é de 1,4 bilhão e a licitação foi vencida pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.
"O grande desafio do Transbrasil é que ele está em uma das vias mais movimentadas da cidade, e sabemos que a população já está estressada com tanta obra e engarrafamento, então o planejamento da obra é muito importante. Ele vai trazer um transtorno inevitável para quem passa pela Avenida Brasil, mas o transtorno vai valer a pena no futuro", afirmou o prefeito.
Paes descartou a hipótese de o Transbrasil ficar pronto até as Olimpíadas de 2016, o que chegou a ser cogitado pela prefeitura. "É fora de cogitação ficar pronto para Olimpíada, nunca teve ligação nenhuma com a Olimpíada, não estava na proposta. É uma obra de mobilidade para cidade, inspirada num conjunto de investimentos importantes em parceria com o governo federal. Provavelmente vamos chegar a 2016 com 150 quilômetros de BRT na cidade", estimou.
A previsão é que o Transbrasil tenha cerca de 32 quilômetros de pistas, com quatro terminais (Deodoro, Margarida, Missões e Centro), 28 estações e 15 passarelas. O lote 2 terá 23 quilômetros, ligando Deodoro ao Caju, na altura da passarela 2 da Avenida Brasil. Somente este trecho terá 16 estações. Em Deodoro, será interligado com o corredor Transolímpico, que está em andamento e vai deste bairro à Barra e ao Recreio dos Bandeirantes. A expectativa é de que sejam atendidos 900 mil passageiros por dia.
"Hoje a gente está assinando com o ministro da cidade quando vamos detalhar o projeto que sai de Deodoro e vai até Santa Cruz, encontrando com a Transoeste. E um outro BRT, que estamos anunciando hoje, que liga a área da Transoeste até o Transbrasil passando por Campo Grande. A licitação do projeto demorou a sair porque é um projeto sofisticado e complexo", concluiu o prefeito.
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