sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Consórcio Santa Cruz é multado pelo Procon.

Fonte: http://extra.globo.com/

O Procon autuou, nesta quinta-feira, o Consórcio Santa Cruz pela precariedade do serviço prestado aos moradores da Zona Oeste. Segundo o órgão, o consórcio já foi notificado e será multado, mas antes terá 15 dias para apresentar sua defesa. A autuação foi decida após o EXTRA mostrar numa reportagem, no último dia 10, o drama de passageiros que chegam a esperar uma hora pelo ônibus nos pontos e terminais da região.

Na ocasião, a equipe percorreu quatro bairros e mostrou que passageiros das linhas 811 (Vila Kennedy - Bangu), 812 (Bangu - Carobinha), 846 (Campo Grande - Rio da Prata), 848 (Campo Grande - Monte Santo) e 918 (Bangu - Bonsucesso) são prejudicados pela longa espera do coletivo.

— Costumo ficar mais tempo nos pontos do que com o cliente — reclamou, na ocasião, a promotora de vendas Vera Lúcia Gusmão, de 46 anos, usuária do 812.

Segundo o Procon, o consórcio terá de apresentar seu relatório econômico dos últimos três meses para que seja calculado o valor da multa. O órgão explicou que a decisão baseia-se no artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual aponta como um direito básico “a adequada e eficiente prestação dos serviços públicos”; e no artigo 22, o qual determina que “concessionárias que prestam serviço público devem fornecer serviços adequados e, contínuos quando essenciais", como é o transporte público.

O consórcio Santa Cruz informou, por meio de nota, que está trabalhando para assegurar a qualidade do serviço prestado aos passageiros da Zona Oeste. “As empresas que integram o consórcio vem fazendo investimentos na renovação da frota e no treinamento de motoristas. Mas em certos momentos, a operação apresenta irregularidades devido a casos de vandalismo nos ônibus, que obriga o recolhimento dos veículos durante as viagens, ou a congestionamentos no trajeto percorrido em linhas com longa distância, como, por exemplo, para o Centro”, diz o texto.

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