Em anúncio feito durante cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, com a presença do governador Sérgio Cabral e de vários secretários estaduais, além do prefeito de Três Rios, Vinícius Farah, em Fevereiro de 2012, a encarroçadora de ônibus gaucha, Neobus, uma das maiores do setor, anunciou que implantaria uma unidade de produção no município de Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro. .
Atuando há 12 anos no mercado de ônibus, a Neobus já produziu mais de 30 mil unidades, e seguirá oferecendo e inovando em sua linha tradicional de carrocerias com os fabricantes de chassis do mercado brasileiro. Somente as linhas BRT e BRS, lançadas em 2010, já venderam mais de mil unidades, e a empresa projeta chegar a um faturamento de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos.
Segundo informou seu presidente Edson Tomiello, a fábrica deveria começar a funcionar em janeiro de 2013, e segundo ele, a unidade trirriense será responsável pela produção da linha de ônibus urbanos e microônibus, segmento que era a principal área de atuação da empresa, que a partir de 2013 vai disputar o mercado de ônibus rodoviários e Bus Rapid Transit (BRT), que serão produzidos na fábrica de Caxias do Sul.
A fábrica, localizada em uma área de 160 mil/m² e originalmente teria capacidade para produzir aproximadamente mil unidades por ano, gerando até 1,2 mil empregos diretos, porém, segundo informou Edson Tomiello ao Automotive Business, “A nova fábrica do Rio de Janeiro permitirá quase dobrar a capacidade atual de Caxias do Sul, que hoje produz 4,3 mil unidades”. De acordo com essa informação, estima-se que a unidade trirriense deverá ter capacidade de produção acima de 3,5 mil unidades por ano, o que implicará em uma produção média de 12 unidades por dia.
Segundo informações da NeoBus ao Automotive Business, a fábrica de Três Rios também abrigará a linha de produção da nova marca criada em janeiro deste ano pela NeoBus a partir da joint venture com a Navistar, a Neostar. Para a marca serão produzidos modelos de miniônibus para abastecer os mercados brasileiro e norte-americano.
A empresa anunciou que o primeiro veículo montado nas novas instalações deve ser o Iveco CityClass, este modelo, vendido na versão escolar, representa hoje parte considerável da produção da fábrica da Neobus, que investiu R$ 90 milhões na nova fábrica. A unidade carioca da encarroçadora também produzirá outros tipos de ônibus.
A transferência da montagem do Iveco CityClass de Caxias do Sul para Três Rios justifica-se por uma questão logística, pois reduzirá em 75% a distância entre montadora e encarroçador, melhorando muito o fluxo produtivo e a cooperação técnica entre a fábrica da Iveco, em Sete Lagoas/MG e até então mantida pela Neobus, em Caxias do Sul/RS, pois são 1.600 km de distância ente as duas fábricas, onde os chassis do CityClass são hoje transportados. Essa distância cairá para 400 km.
Lançado no mercado brasileiro em 2004, o micro-ônibus CityClass é desenvolvido em conjunto entre a Iveco e a Neobus, Mais recentemente, o veículo tem sido um dos destaques dentro do programa “Caminho da Escola”, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário