segunda-feira, 10 de junho de 2013

Empresa de Viação Algarve tem 140 ônibus lacrados em sua garagem.

Fonte parcial: www.oglobo.com.br
Nesta segunda-feira, 10/06/13, o Procon-RJ realizou mais uma etapa da operação Roleta Russa, e na décima ação de combate a irregularidades nos ônibus, os agentes estiveram na garagem da Empresa de Viação Algarve, que também guarda veículos da Expresso Mangaratiba Ltda, localizada na Av. Cesário de Melo, em Paciência, na Zona Oeste da cidade.
A operação terminou com 174 veículos lacrados por problemas como falta de conservação, manutenção, veículos sem itens obrigatórios e sem vistoria há anos.
No início da tarde, os fiscais retornaram à Viação Algarve para verificar a denúncia de que alguns dos veículos impedidos de sair da garagem teriam voltado a circular. De acordo com o Procon, caso fosse confirmada a informação, o responsável pela liberação dos veículos interditados seria encaminhado para a delegacia da área para prestar depoimento, podendo ser preso por desobediência.
Segundo o órgão, na empresa Algarve, 140 veículos foram interditados, o que representa quase toda a frota. A Algarve faz trajetos como 388 Santa Cruz-Carioca, 2308 Cosmos-Carioca, 870 Sepetiba-Bangu, 2309 Urucânia-Carioca e 750 Sepetiba-Coelho Neto.
Já no que se refere aos carros da Expresso Mangaratiba, 34 foram lacrados, todos de linhas que ligam a cidade de Itaguaí a bairros da Zona Oeste do Rio.
Os ônibus apresentavam pneus carecas, parabrisas quebrados, rachadura nos vidros, faróis queimados, falta de lanterna, sujeira, bancos soltos e documentação atrasada. As empresas têm 15 dias para corrigirem as irregularidades. Se nada for feito, será estipulada multa que pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 480 a R$ 7,2 milhões).
Segundo o diretor da Fiscalização do Procon-RJ. Fábio Domingos, a situação dos veículos da empresa era “bem ruim”.

- Os veículos eram precários. Estou na frente de um ônibus que não tem farol. Tem um buraco na lataria - disse ele.

Fábio disse que os 140 ônibus tirados de circulação representam quase toda a frota da Algarve. Segundo ele, alguns já estavam na manutenção e uns poucos foram liberados.

Desde o início da operação, há um mês, 436 ônibus foram interditados em todo o estado, com 53 empresas tendo sido vistoriadas, mas a ação de hoje, em uma só garagem, bateu todos os recordes de irregularidades até então encontradas.
A ação foi planejada pela Secretaria estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, depois de diversas denúncias feitas ao telefone 151.


Nenhum comentário: