sexta-feira, 22 de março de 2013

Secretaria de Transportes retira de circulação 37 ônibus na Zona Oeste


Fonte: http://extra.globo.com

Na manhã do dia 15 de março a Secretaria municipal de Transportes tirou de circulação 37 ônibus durante quatro operações realizadas na Zona Oeste. Ao todo, foram vistoriados 84 veículos nos terminais Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Desse total, 25 foram lacrados e 12, rebocados. Somadas, as multas aplicadas somam R$ 30 mil.

Entre as principais irregularidades identificadas pelos fiscais, estão problemas de conservação, como bancos quebrados, falta de luz de freio, elevadores para deficientes com defeito e coletivos circulando sem licenciamento e com vistorias vencidas.

- Fizemos uma operação grande na Zona Oeste, em quatro pontos, com 80 pessoas envolvidas. Foi uma confusão danada e tiramos um monte de ônibus de circulação. Isso faz parte da nossa estratégia, de apertar as empresas - disse o secretário Carlos Roberto Osório.

Antes das blitzes, o secretário se reuniu na semana passada com representantes do Consórcio Santa Cruz por conta das reportagens do EXTRA publicadas a partir do último dia 2, mostrando que a oferta de ônibus aumentou só 3,3% na Zona Oeste - índice bem distante dos 20% a 30% prometidos pela secretaria antes da licitação das linhas, em novembro de 2010.

Além disso, 20 das 21 piores linhas de ônibus da cidade circulam na Zona Oeste, segundo levantamento da Secretaria de Transportes.

- Tivemos essa reunião e pedimos que invistam em frota. Eles estão cientes disso e fizemos esta operação de hoje. OU eles se ajustam ou ficaremos numa situação de conflito. Existe esse entendimento para melhorar o serviço e vamos acompahhar de perto. Eles fizeram solicitações sobre adaptar a frota para a terceira idade e de vistoria. Eu me comprometi em avaliar os pedidos, mas não em atendê-los. Mas não dá para ter discrepância grande entre o serviço prestado lá e o da média da cidade. Foi uma conversa dura, mas franca - afirmou Carlos Roberto Osório.

Neste ano, 689 ônibus foram vistoriados nas blitzes da secretaria e quase 50%, 443, foram multados por não parar no ponto para idosos, estudantes e portadores de deficiência.

Abaixo um veículo da pior empresa da cidade, Empresa de Viação Algarve:





Nenhum comentário: