sexta-feira, 29 de junho de 2012

Volvo lança ônibus híbrido

Fonte: http://transportemundial.terra.com.br


A Volvo marcou presença na Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre Desevolvimento Sustentável. A marca apresentou seu ônibus híbrido, produzido em Curitiba (PR), movido a eletricidade e a diesel. A unidade mostrada no evento faz parte de um lote de 60 ônibus adquiridos por operadores curitibanos. Trinta veículos entraram em operação em setembro, trafegando nas linhas convencionais bairro a bairro, e na linha Interbairros 1, ligando terminais e bairros em precisar passar pela região central da cidade. Os outros 30 serão entregues em 2013. 


Este híbrido 4x2 tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 km por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. 

“Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O híbrido permite uma economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de poluentes, quando comparados aos modelos Euro 3. Além de mais econômicos são também mais silenciosos: não emitem ruídos em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.


Nenhum comentário: