O prefeito Eduardo Paes anunciou que o corredor de ônibus (BRT) Transoeste começa a operar na quarta-feira, dia 06 de Junho, uma semana antes da conferência Rio+20, da ONU.
Nas primeiras semanas, o sistema vai funcionar só com a linha Santa Cruz-Alvorada, das 10h às 15h.
Os passageiros que usarem o Bilhete Único Carioca, que custa R$ 2,75, vão poder fazer até três integrações. A expectativa é de que, inicialmente, 120 mil passageiros sejam transportados por dia. Até setembro, o número deve chegar a 220 mil.
Na primeira fase, os ônibus vão parar só em 31 das 57 estações, e o sistema será implantado aos poucos, para não confundir o passageiro.
Algumas linhas deixarão de existir. O corredor reduzirá de duas para uma hora o tempo gasto no trajeto Alvorada-Santa Cruz.
Há duas linhas, uma de em circulação expressa (parando só em algumas estações), e outra paradora (que irá parar em todas). A mais rápida vai circular de segunda a sábado, das 5h à 1h, com intervalos de 5 minutos. A outra circulará todo dia, 24h, a cada 10 minutos. Não há data prevista para a expansão de estações e horários.
Os passageiros devem ficar atentos às linhas alimentadoras — ônibus convencionais que levarão moradores das redondezas até as estações. Serão três inicialmente: 896A (Pedra de Guaratiba-Pingo D’Água); 897A (Alvorada-Ayrton Senna, via BarraShopping) e 899A (Alvorada-Joatinga).
Outra dica importante para o usuário é que não haverá venda de passagem nos ônibus BRT. Quem não tem o RioCard ou Bilhete Único terá que comprar a passagem nas bilheterias das estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário