segunda-feira, 12 de junho de 2017

Linhas de ônibus da cidade do Rio voltarão a ser identificadas só por números.

Fonte: http://odia.ig.com.br

A atual forma de comunicação dos trajetos dos ônibus, que deixa muitos cariocas e turistas confusos, está com dias contados. Os nomes “troncal” e “integrada”, criados durante a chamada racionalização, implantada pela gestão passada da prefeitura, serão eliminados. A decisão será determinada em breve pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) em resolução. As linhas extintas, modificadas e criadas na ocasião também estão sendo revistas. Terão prioridade nesta revisão as que ligam a região da Penha e Olaria ao Centro, Rio Comprido e Zona Sul, que foram encurtadas ou extintas e alvos das maiores reclamações. 

Os resultados da revisão dos percursos serão entregues ao prefeito Marcelo Crivella ainda este mês e as datas das mudanças serão anunciadas posteriormente. Na tentativa de melhorar a comunicação ao passageiro, o letreiro principal dos coletivos passará a indicar o número e o destino da linha de forma fixa, sem ficar mudando a mensagem. Segundo a SMTR, o objetivo é não confundir o usuário, como vem acontecendo desde o início do reordenamento.

Muita gente não sabe, mas cada linha troncal e integrada possui um número correspondente, que vai aparecer no letreiro acompanhado do destino, sem as inscrições como ‘TRO1’ ou ‘TRO 02’. Os números terão três digitos e começam com 1, no caso das troncais e com 5, nas integradas. (veja os números correspondentes no quadro ao lado). Troncais são linhas que percorrem os principais corredores da cidade, como Aterro do Flamengo e Túnel Santa Bárbara. As integradas circulam entre a Zona Oeste e a Zona Sul.

As novas mudanças serão escalonadas em etapas de acordo com as alterações de linhas mais reclamadas. Uma das campeãs de queixas foi a redução do trajeto da antiga 484 (Olaria-Copacabana), que virou a 284 (Olaria-Centro). Agora, a prefeitura estuda qual o melhor itinerário para restabelecer essa ligação Olaria-Copacabana.

Diferentes bancos de dados são considerados para analisar as demandas dos usuários: pesquisas de quantidade de passageiros realizadas na época da reestruturação das linhas, ouvidoria, pesquisa nas ruas e mapeamento da movimentação dos sinais de celulares para observar deslocamentos da população.

Semanalmente, equipes itinerantes da pasta vão a pontos finais e terminais com maior movimentação de pessoas. Pesquisas registrando as demandas dos passageiros já foram realizadas em bairros das zonas Sul e Norte. Na quarta-feira, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, foi à Penha ouvir a população no terminal de ônibus da Avenida Lobo Júnior, por onde circulam as linhas 483, 497 e 498, que seguem da Penha para Copacabana e Laranjeiras.

"Uma das premissas é melhorar a comunicação das mudanças para os usuários do serviço de ônibus, tendo em vista que uma das maiores reclamações diz respeito às mudanças demasiadamente rápidas, não dando chance para que a população acompanhasse o processo”, explicou o órgão em nota. A secretaria destaca ainda que se trata de um trabalho complexo, tendo em vista as mais de 450 linhas de ônibus da cidade, as modificações viárias do Centro e as dificuldades em compilar inúmeros dados com diversas variáveis em questão.

Durante a implantação do projeto de racionalização dos ônibus que cortam a Zona Sul, 25 linhas foram criadas, 26 modificadas e 51 extintas. O processo começou em outubro de 2015 e foi até o primeiro trimestre de 2016, seguido de ajustes operacionais. Cerca de 700 coletivos foram retirados das ruas, segundo a gestão anterior da prefeitura.

A chamada racionalização das linhas acumulou reclamações sobre o aumento da necessidade de baldeações, mas retirou ônibus das ruas e melhorou o trânsito, principal objetivo da mudança. Último balanço da SMTR de 2016 mostrou redução de 9,2% do volume diário de ônibus no BRS Nossa Senhora de Copacabana e de 15,6% na Barata Ribeiro.

No Centro, a queda foi ainda maior no eixo entre a Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março: 20,5%, com ganho de tempo de percurso de 22,8%. Ou seja, a velocidade média dos coletivos passou de 9,2 km/h para 11,3 km/h. Com isso, o veículo que antes levava 6 minutos e 37 segundos para atravessar o eixo Presidente Antônio Carlos-Primeiro de Março passou a levar 5 minutos e 20 segundos.

Nenhum comentário: