quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ônibus antigos que pertenceram à Transportes São Silvestre fazem transporte escolar em Rondônia.

Fonte: http://g1.globo.com/

Os ônibus escolares de Cacoal, a 480 quilômetros de Porto Velho, passaram por uma vistoria técnica no sábado (11/06). A ação checou 48 veículos, dos 65 que fazem o transporte escolar, tanto no perímetro urbano, quanto na zona rural. Segundo a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), quase todos os veículos fiscalizados apresentaram falhas nos itens de segurança, mas proprietários têm até o início de julho para sanar os problemas.

De acordo com a chefe da Ciretran, Talânia Lopes, foram vistoriadores os principais itens de segurança dos ônibus, como cinto de segurança, extintor de incêndio e condições mecânicas dos veículos. Entre as principais irregularidades encontradas está a falta do tacógrafo (que registra a velocidade do carro). "No geral, quase todos os carros apresentaram falhas nos itens de segurança, porém o tacógrafo foi o que mais nos surpreendeu, pois não está funcionando em praticamente todos os veículos", revela.

Ainda de acordo com Talânia, agora os proprietários têm até o início do próximo mês para sanar as irregularidades. Já os responsáveis dos veículos que ficaram de fora da fiscalização serão notificados pelo Ministério Público (MP). "Nossa intenção com essa ação não é prejudicar a comunidade e sim garantir a segurança do público que utiliza esse transporte, mesmo porque uma falha em algum item de segurança pode custar uma vida", aponta.

Segundo o secretario municipal de Educação, Joel Pereira, dos 65 ônibus que fazem o transporte escolar em Cacoal, apenas cinco pertencem à frota própria da prefeitura. E destes, nenhum possui tacógrafo. "Nossos carros estão regulares, com exceção dos tacógrafos, que é uma exigência nova, e para conseguir esses equipamentos é preciso um processo de aquisição que deve seguir todos os trâmites da lei, mas já estamos providenciando a compra", relata.

ônibus escolar ro (Foto: Rogério Aderbal/G1)

ônibus escolar ro (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Nenhum comentário: