sábado, 25 de abril de 2015

Padre Miguel - Feital Transportes e Turismo renovando a frota.

Segundo informações ainda não totalmente confirmadas, a única empresa que opera na cidade do Rio de Janeiro e que não integra nenhum dos Consórcios de transportes, a Feital Transportes e Turismo, com nome fantasia de Padre Miguel, efetuou a compra de 18 unidades do ônibus usados, Caio Foz Super, chassis Mercedes-Benz OF-1418, sem ar condicionado, da Viação Novacap, e os carros já começaram a aparecer circulando na reativada linha 856-Marechal Hermes-Base Aérea de Santa Cruz, todavia, aparentemente rodando só até Campo Grande.

Devemos informar que a empresa foi vencedora de uma licitação realizada pela prefeitura, em 1997, que lhe dá o direito de operar 04 linhas, até 2017, atualmente a empresa opera a 875-Cascadura-Sepetiba (rodando só até Campo Grande ou até o Jardim 7 de Abril), e agora a supra citada.

Há boatos, ainda não confirmados, que a empresa também teria comprado unidades de Caio Apache Vip II da Viação Nossa Senhora de Lourdes.

Vamos aguardar.

Fonte das fotos: https://www.facebook.com/groups/busologosdorj/



Via Rio Class recebe os Neobus Mega BRS Scania oriundos da Translitorânea.

Já foram vistas algumas unidades dos ônibus Neobus Mega BRS, chassis Scania, sem ar condicionado, que pertenciam a Translitrorânea Rotas Turísticas, circulando pela linha 399-Passeio-Pavuna, da empresa Via Rio Class, Consórcio InterNorte.

Até o momento não temos o número exato da quantidade de veículos incorporados, e não sabemos se outras linhas serão contempladas.

Há ainda a possibilidade do repasse de mais veículos do mesmo modelo,  contudo oriundos da Rio Rotas Turísticas, outra empresa do mesmo grupo econômico que encerrou suas atividades.
Fonte da foto: https://www.facebook.com/groups/busologosdorj/

Em breve mais fotos e informações.

Motorista da ViaRio Class consegue salvar ônibus e passageiros de ataque de vândalos incendiários!

Fonte: http://odia.ig.com.br/

Acostumados à rotina de tiroteios e mortes no Complexo do Chapadão, moradores de Anchieta, bairro vizinho, hoje têm na volta para casa o momento de maior tensão. Na quarta-feira, dia em que cinco pessoas foram baleadas na região, seis trabalhadores imploraram pela vida dentro de um ônibus que, por ordens de traficantes, deveria ser queimado com passageiros vivos em seu interior, durante protesto pela morte de dois bandidos.

Interceptado por uma barricada de fogo na Rua Alcobaça, o coletivo da linha 399-Passeio-Pavuna, da Viação Via Rio Class, de acordo com passageiros, não foi carbonizado graças à coragem do motorista, que, diante dos apelos dos passageiros, evitou uma tragédia.

“Voltávamos para casa em silêncio, por volta das 22h, no sentido Pavuna, quando o ônibus reduziu diante do clarão. Sofás e pneus pegavam fogo, enquanto homens armados com armas e pedaços de pau cercaram o veículo. Diante do cerco, o ‘piloto’ tentou engatar a marcha a ré e voltar, mas ficou encurralado. Foi um terror”, narrou um dos passageiros.

De acordo com ele, durante os breves instantes de indecisão do motorista, pedras foram lançadas contra a janela do ônibus e os passageiros se jogaram no chão e se apegaram a toda sorte de fé.

“Uma senhora, de seus 70 anos, foi a única que permaneceu sentada. Apegada ao terço, ela rezava um Pai-Nosso, enquanto outra moça, de 20, repetia: ‘O Senhor é meu pastor e nada me faltará’”. Na tentativa de dialogar, o profissional teria aberto a janela. Foi quando ouviu a ordem dos bandidos para atearem fogo ao ônibus.

Quando ele avistou um homem empunhando um pedaço de madeira incandescente, o motorista se deicidiu por acelerar. Em ‘zig-zag’, a barreira de fogo foi rompida em alta velocidade, até o veículo chegar em local seguro. No caminho, os passageiros ainda viram o outro ônibus queimado no protesto, sem vítimas. “Quando vi as chamas, pensei que poderia estar em meio a elas”, concluiu o passageiro.

Parabéns a esse trabalhador que em meio a insegurança pública de nosso estado conseguiu agir de modo rápido e eficiente, salvando a sua vida, aos dos passageiros e preservando o ônibus que dirigia de ser totalmente destruído por esses selvagens.

Foto meramente ilustrativa, sem ligação direta com o fato noticiado.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Transportes Barra e Futuro na 811 e 812, Bangu-Presídios e Bangu-Carobinha.

Em razão da grave e aparentemente irrevessível crise vivida pela Viação Andorinha Rio, o Grupo Redentor vem aumentando a sua participação em linhas do Consórcio Santa Cruz, e agora assumiu a operação das linhas 811-Bangu-Complexo Penitenciário de Gericinó (via V.Kennedy) e 812-Bangu-Carobinha (via Guandu do Senna). Nesse momento estão operando na linha carros da Transportes Barra e da Transportes Futuro, todos com a pintura do Consórcio Transcarioca.

Agora resta saber se os carros serão transferidos para o Consórcio Santa Cruz, e os da Futuro para a Barra, ou se a Futuro também entrará neste consórcio.

Fonte das fotos: https://ocdholding.wordpress.com/


terça-feira, 21 de abril de 2015

Motorista da linha 918, da Viação Jabour, esfaqueia passageiro.

Um passageiro diz ter sido esfaqueado por um motorista do ônibus, identificado como Vagner, no último sábado (18), em Cascadura, zona norte do Rio. Alberto Luis Reis contou que foi atacado no rosto e nas costas após discurtir com o condutor que não parou no ponto. A delegacia de Madureira (29ª DP) investiga o caso. 

O problema ocorreu na linha 918 (Bangu - Bonsucesso). Segundo a vítima, o motorista não teria parado no ponto quando ele fez sinal. Alberto decidiu pegar outro ônibus da mesma empresa, que vinha logo atrás. O rapaz pediu ao motorista do veículo para alcançar o coletivo que ele queria pegar. 

— Eu ia para o trabalho, por volta das 20h. Eu precisava daquele ônibus porque ele ia para Penha. Eu já tinha pagado a passagem em outro ônibus e não ia pagar de novo. Falei para ele que ele não tinha parado no ponto pra mim. Os passageiros falaram que eu estava certo. O motorista desceu do veículo e, quando cheguei para falar com ele, ele enfiou a faca em mim. 

- Eu desci e fui dizer a ele que podia seguir viagem que a senhora iria me ajudar. Ele se virou e me deu uma facada na boca. Comecei a correr e ele me deu outra nas costas.”

Alberto disse que recebeu informações de que o agressor estaria de licença médica e não poderia estar trabalhando.

— A cobradora do ônibus comentou comigo que ele não poderia estar trabalhando porque esse senhor está [afastado] pelo hospital psiquiátrico, mas a empresa de ônibus coloca ele para trabalhar assim mesmo. Quero justiça. 

Em nota, a empresa Jabour informou que afastou de forma preventiva o motorista até que a denúncia de agressão seja esclarecida pelas autoridades. A empresa afirmou que vai colaborar com a investigação a ser conduzida pela polícia, fornecendo as imagens do circuito interno do ônibus e outros dados ou depoimentos que possam ajudar na apuração do caso.

De acordo com a Jabour, o motorista está há dois anos na empresa e nunca teve problemas que desabonassem sua conduta profissional.

Para a empresa, o motorista afirmou que foi agredido primeiro pelo passageiro e buscou se defender da agressão sofrida. A discussão, segundo a versão do profissional, teria tido início no interior do ônibus, fazendo com que o motorista interrompesse o serviço e transferisse os passageiros para outro veículo da mesma linha. Fora do veículo, ainda de acordo com a versão do motorista, ele teria sido atacado pelo passageiro, que o acusou de não ter parado em um ponto, fato que o condutor diz desconhecer.

Com o depoimento da vítima na 29ªDP (Madureira), combinado com o reforço das imagens, contradiz a versão do motorista, pois a sequência das imagens, o motorista volta para o veículo e o rapaz fica ferido do lado de fora. A vítima, então, entra na parte de trás do ônibus e pede aos passageiros para não alertarem o motorista. “Fiquei com medo de ele me atacar. Estava sangrando muito, mas não queria que ele fugisse”, diz a vítima, que foi socorrida pelo Samu. Os passageiros voltaram a gritar e o motorista abandonou o carro. O condutor foi afastado até o esclarecimento do caso.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Grave acidente vitima motorista da Viação Vila Real.

Fonte: https://www.facebook.com/bandnewsfmrio

O motorista morreu e vinte e dois passageiros ficaram feridos em razão da colisão do ônibus B11708, Caio Apache Vip II, que rodava na linha 773-Cascadura-Pavuna, próximo a estação de Madureira, na Rua Carolina Machado.

Bombeiros tiveram dificuldades para retirar o motorista do coletivo, Vitor Nascimento da Silva, de 48 anos, que ficou preso nas ferragens e não resistiu aos ferimentos. 

Muito entulho entrou pelas janelas do ônibus e os passageiros foram retirados do coletivo pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas foram socorridas aos hospitais Carlos Chagas, Albert Schweitzer, Salgado Filho e a UPA Marechal Hermes.

Na unidade Salgado Filho foram encaminhados Joselineo B, de 50 anos, Wanderson G, 40, Marcos Aurélio S, 47, Jorge Willian B, 44, e Carlos Eduardo S, 50. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles passaram por uma avaliação médica e foram liberados.
A UPA de Marechal Hermes recebeu o maior número de feridos. Maisa Pinto, de 48 anos, Wellington dos Santos, 19, Anderson Pontes, 30, Paulo Soares, 22, Arlindo de Brito, 32, Alexsander Soares, 41, Marizes Santanna, 39, Davidson de Almeida, 19, Ana Carolina de Miranda, 32, Sérgio Lucas Costa, 20, Tatiane de Mattos, 34, Tiago Santos, 26, e Tatiana Milena, 36. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos foram atendidos, medicados e receberam alta.

No Hospital Carlos Chagas foram socorridos Marcus Vinícius V, de 21 anos, e Jorge Francisco S, de 52. Ainda segundo a secretaria, eles foram atendidos, medicados e também receberam alta. Já no Albert Schweitzer, foram encaminhados Rogério R, de 50 anos, Francisco do Nascimento, 28, e José Ayrton N, 64.  De acordo com a secretaria, Rogério foi atendido e liberado, mas José Ayrton permanece internado e apresenta estado de saúde estável.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Translitorânea Rotas Turísticas fecha as portas definitivamente.

Na última nesta sexta-feira, 10/04/2015, a Secretaria municipal de Transportes determinou que o Consórcio Transcarioca iniciasse um plano de contingência para atender os passageiros das linhas 314 (Central-Barra), 315 (Central-Recreio, via Linha Amarela), 501 (Barra-Gávea) e 502 (Recreio-Gávea), que eram operadas pela empresa Translitorânea, que enfim anunciou o encerramento de suas atividades.

Na prática a empresa só operava regularmente a linha 314 e com pouquíssimos carros no pool da 315.

O consórcio assumiu a obrigação contratual de garantir o serviço, sem que haja prejuízo aos usuários, e com isso um total de 29 ônibus devem passar a realizar os trajetos das quatro linhas.

Já foram vistos ônibus da Viação Redentor, Caprichosa Auto Ônibus, Real Auto Ônibus e Auto Viação Três Amigos operando a linha 314.

A operação da linha 315, a princípio, está com a Real Auto Ônibus, empresa que já operava na linha e com a Transportes Litoral Rio.

Fonte da foto: https://www.facebook.com/groups/busologosdorj/


Transportes Campo Grande aumenta a sua frota.

A tradicional empresa da zona oeste da cidade do Rio, integrante do Consórcio Santa Cruz, é uma das que mais estão se aproveitando da quase falência da Viação Andorinha e Rio Rotas Turísticas, e passou a operar novas linhas, como 819, 846, 847, 848, e para isso, a mesma comprou veículos de segunda mão, todos sem ar condicionado, micros Caio Foz oriundos da Viação Jabour e micromaster Caio FozSuper, oriundos da Viação Novacap.

Com isso a frota da empresa aumentou de 197 ônibus para 230, nesse momento.

Há boatos de que a empresa está para receber pelo o menos 10 veículos 0km com ar condicionado, vamos aguardar!

Fonte das fotos: https://www.facebook.com/groups/busologosdorj/


Marcopolo New Torino com ar condicionado da Nossa Senhora da Penha.

Fonte: http://galeriabsg.blogspot.com.br/ visite o site, lá tem mais fotos!

Montados sobre chassis: OF-1519 BlueTec 5 da Mercedes-Benz.

Quantidade ainda não confirmada, e o detalhe é que pelo adesivo do preço colado na lateral do veículo o mesmo não rodará na 133B, mas sim em outra linha da empresa, possivelmente 479I, a nova queridinha da administração, o que acabou de ser confirmar nessa segunda-feira 20/04.





Neobus Mega Plus da Expresso Pégaso.

Fonte: http://galeriabsg.blogspot.com.br/ visite o site, lá tem mais fotos!

San Marino Neobus, Mega Plus, Chassis: 15-190 OD  da Volkswagen, com vistas eletrônicas: Dimelthoz (Quatro unidades externas, âmbar. Uma unidade interna, vermelha), ar condicionado Spheros e elevador PNE: Foca Braun.

Enfim a empresa líder do Consórcio Santa Cruz, Expresso Pégaso, compra ônibus aceitáveis para adequar a sua combalida frota.

Número total de unidades ainda desconhecido.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Zona Oeste do Rio tem as piores linhas de ônibus.

A pesquisa foi feita nos meses de novembro e dezembro de 2014 e janeiro de 2015 baseada no número de reclamações de usuários relacionados à prestação do serviço. Os rankings são elaborados mensalmente com base nas reclamações do trimestre. 

A prefeitura reuniu os dados e elaborou três rankings negativos: conduta, referente ao comportamento de motoristas, cobradores, fiscais das linhas; conservação dos veículos, sobre a condição em que se encontravam os ônibus; e nível de serviço da linha, referente a irregularidades como escassez de carros nas linhas, intervalo entre os carros e excesso de passageiros.

O consórcio Santa Cruz informou nesta segunda-feira (6) que trabalha para assegurar a melhoria da qualidade do transporte na Zona Oeste. "As empresas da região fazem investimentos contínuos na renovação da frota e no treinamento de motoristas e cobradores, a fim de garantir a eficiência do serviço e o melhor atendimento aos passageiros", informou o consórcio.

De  acordo com o consórico, em 2015 apenas 160 novos veículos com ar- condicionado, entrarão em operação nas linhas da Zona Oeste. 

O consórcio Santa Cruz informou ainda que está intensificando o treinamento e a fiscalização do comportamento de motoristas, com investimento em tecnologia nos ônibus e em cursos de qualificação. Todos os veículos possuem sistema GPS e pelo menos duas câmeras de vídeo, que permitem acompanhar as queixas encaminhadas por passageiros para as empresas ou para o sistema Fale Ônibus (0800 886 1000), segundo o consórcio.

De acordo com o consórcio Santa Cruz, as empresas da Zona Oeste sofrem com a concorrência do transporte clandestino, de vans e Kombis. "A perda de passageiros causa impacto na operação das linhas. Outra dificuldade está relacionada a trajetos de linhas que coincidem com vias que passam por obras, o que torna irregular, em certos momentos do dia, a frequência dos ônibus nos pontos", informa o consórcio em nota.

Fiscalização
Segundo a Secretaria Municipal de Trasnportes, a partir das reclamações recebidas pelo telefone 1746, a fiscalização manterá o foco nas linhas mais reclamadas.

Esta é a relação das 10 piores linhas em conduta, conservação e nível de serviço:

Conduta
422 - Grajaú-Cosme Velho (Transurb)
836 - Caboclos-Campo Grande (Jabour)
766 - Madureira-Madureira Shopping-via Cascadura-circular (Barra)
383 – Realengo-Tiradentes-via Sulacap (Bangu)
332 – Alvorada-Castelo (Redentor)
410 – Saens Peña-Gávea (Transurb)
456 –Norte Shopping-General Osório (Acari)
892 – São Benedito-Santa Cruz-via Matadouro-circular (Algarve)
360 – Carioca-Recreio dos Bandeirantes (Redentor)
865 – Pau da Fome-Taquara-via Rodrigues Caldas-circular (Santa Maria)

Conservação
881 – Vilar Carioca-Estação Vilar Carioca-circular (Algarve)
891 – Sepetiba-Mato Alto-via Praia da Brisa-circular (Santa Cruz)
853 – Vila Kennedy-estação BRT Mato Alto-circular (Jabour)
351 – Vaz Lobo-Passeio-circular (Rubanil)
846 – Rio da Prata-Campo Grande-via Cabuçu (Rio Rotas - atualmente Campo Grande)
848 – Bairro Monte Santo-Campo Grande-circular (Rio Rotas - atualmente Campo Grande)
358 – Cosmo-Candelária (Rio Rotas - linha atualmente inativa)
841 – Inhoaíba-Campo Grande-via Estrada Rio-São Paulo (Pégaso)
BRT Transoeste – Santa Cruz-Alvorada (Jabour/Pégaso/Redentor/Real)
831 – Colônia-Taquara (Santa Maria)

Nível de serviço
812 – Carobinha-Bangu (Rio Rotas - atualmente Campo Grande e Bangu)
811 – Bangu-presídio (Rio Rotas - atualmente Campo Grande e Bangu)
831 – Colonia-Taquara (Santa Maria)
448 – Maracai-São Conrado-circular (Tijuca)
365 – Mendanha-Tiradentes (Bangu)
819 – Jardim Bangu-Bangu (Rio Rotas - atualmente Campo Grande e Bangu)
828 – São Jorge-Campo Grande (Rio Rotas - linha atualmente inativa)
806 – Boiúna-Taquara-via Rio Grande (Santa Maria)
964 – Pau da Fome-Taquara (Santa Maria)
854 – Campo Grande-Estação Ilha de Guaratiba (Jabour)

Transportes Barra e Futuro passam a operar a SV790-Cascadura-Campo Grande.

Em razão da grave e aparentemente irrevessível crise vivida pela Viação Andorinha Rio, o Grupo Redentor vem aumentando a sua participação em linhas do Consórcio Santa Cruz, e agora assumiu a operação da linha SV790-Cascadura-Campo Grande, via Vila Aliança. Nesse momento estão operando na linha carros da Transportes Barra e da Transportes Futuro, todos com a pintura do Consórcio Transcarioca.

Agora resta saber se os carros da Barra serão transferidos para o Consórcio Santa Cruz, se a Futuro também entrará neste consórcio ou se a linha mudará para o Trancarioca?

Fonte das fotos: https://www.facebook.com/groups/busologosdorj/