Foi anunciado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro a relação dos itinerários das 16 linhas que os passageiros que utilizam as atuais linhas que trafegam na Zona Sul terão que começar a se acostumar. Os itinerários enxutos fazem parte do plano de racionalização da Zona Sul que a Prefeitura porá em prática a partir de Julho/2015, em etapas graduais.
O plano ainda está em fase de elaboração, que será concluído até Junho, um mês antes do início do plano. Serão 8 linhas troncais (do T1 ao T8), 7 linhas integradoras (do I1 ao I7) e mais uma grande circular turística, pegando a orla de Leblon, Ipanema e Copacabana.
A Prefeitura pretende tirar 700 ônibus, de forma definitiva (por estarem com a idade vencida, que é de 8 anos) de circulação da região, diminuindo assim de 2000 para 1300 ônibus.
Das 52 linhas Radiais Norte x Sul (as da centena 4), muitas das quais sobrepostas, somente 4 deverão sobreviver:
– 432 (Vila Isabel x Gávea-PUC via Túnel Santa Bárbara), da Vila Isabel
– 435 (Grajaú x Gávea-PUC via Túnel Santa Bárbara e Real Grandeza), da Estrela Azul
– 460 (Maracanã x Leblon via Túnel Rebouças), da Real
– 461 (Maracanã x Ipanema via Túnel Rebouças), da Braso Lisboa
As linhas da centena 3 via Zona Sul, como 314 e 360, terão o itinerário reduzido, não indo mais atpe o Centro, vez que passarão a integrar a centena 5 (Barra e Jacarepaguá x Zona Sul).
Já as circulares da Zona Sul, a maioria da São Silvestre, deverão se resumir a tão somente a 511 e 512-Urca x Leblon, e 583 e 584-Cosme Velho x Leblon.
Confira abaixo, a relação completa dos itinerários das 16 linhas que passarão a ser comuns na Zona Sul, junto com as linhas atuais que as correspondem
T1: Praça General Osório, Copacabana, Botafogo e Central, via Aterro do Flamengo, com extensão para a Rodoviária, pela Avenida Rodrigues Alves e pela Avenida Presidente Vargas;
Atualmente, corresponde à 125 (General Osório x Central), da Nossa Senhora das Graças, e que deverá incorporar as linhas 120 (Central x Prado Junior), 121 (Central x Copacabana) e 190 (Rodoviária x Leme), ambas da Real.
T2: Praça General Osório, Copacabana, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo e Central;
Atualmente, a corresponde à 154 (Jardim de Alah x Central), e que deverá incorporar as linhas 119 (Copacabana x Candelária) e 136 (Copacabana x Rodoviária), todas da São Silvestre
T3: Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, Leblon, Ipanema, Cantagalo, Copacabana, Botafogo e Central – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 177 (São Conrado x Central), da Gire, que deverá incorporar as linhas 132 (Leblon x Central), da Real e 539 (Rocinha x Leme), do pool de empresas.
T4: Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, Leblon, Ipanema, Cantagalo, Copacabana, Botafogo, Aterro do Flamengo, Praça XV – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 130 (Leblon x Praça XV), do pool de empreas.
T5: Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo, Avenida Presidente Vargas, Central – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 170 (Gávea x Rodoviária), à 172 (São Conrado x Central), Real e Estrela Azul , e à 143 (Gávea x Central) do pool de empresas.
T6: Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Praia de Botafogo, Praia do Flamengo e Praça XV – pode ser estendida pela Autoestrada Lagoa-Barra até São Conrado;
Atualmente, corresponde à 131 (São Conrado x Praça XV), do pool de empresas
T7: São Conrado, Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Jardim Botânico, Botafogo;
Atualmente, corresponde à 548 (Alvorada x Metrô Botafogo), da Vila Isabel
T8: São Conrado, Gávea, Jardim Botânico e Botafogo;
Atualmente, relativamente corresponde à 538 (Leme x São Conrado), do Pool de empresas
Linhas Integradoras (I)
I1: Terminal Alvorada, São Conrado, Gávea, Avenida Visconde de Albuquerque, orla do Leblon, orla de Ipanema, orla de Copacabana e Botafogo;
Será a atual 332 (Alvorada x Castelo), da Redentor, que deverá ser convertida na atual LECD10 (Projac x Rio Sul, com retorno em Botafogo), também da Redentor
I2: Terminal Alvorada, orla da Barra, orla do Leblon, orla de Ipanema e Copacabana;
I3: Jardim de Alah, Ipanema, Lagoa (Avenida Borges de Medeiros), Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 460 estendida (Maracanã x Leblon), da Real
I4: Jardim de Alah, Lagoa (Avenida Epitácio Pessoa); Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 461 estendida (Maracanã x Ipanema), da Braso Lisboa
I5: Copacabana, Cantagalo, Lagoa, Túnel Rebouças, Rodoviária e Terminal Maracanã;
Atualmente, corresponde à 462 (São Cristóvão x Copacabana / Corte do Cantagalo – via Maracanã), que passará a terminar a viagem no Maracanã.
I6: Botafogo, Praia de Botafogo, Túnel Santa Bárbara, Rodoviária e Terminal Maracanã – pode ir também por Laranjeiras para pegar o Túnel Rebouças;
Atualmente, corresponde às linhas 126 (Copacabana x Rodoviária), da Real; 432 (Vila Isabel x Gávea), da Vila Isabel e a 435 (Grajaú x Gávea), da Estrela Azul.
I7: Jardim de Alah; Praça General Osório, Copacabana, Túnel Velho e Botafogo;
Se confirmado, será uma remodelação da linha 503 (Ipanema x Alto Leblon), operado pela Estrela Azul e Braso Lisboa.
C: Urca, Botafogo, Jardim Botânico, Avenida Visconde de Albuquerque, orla do Leblon, orla de Ipanema, orla de Copacabana, Urca – pode seguir ainda por Laranjeiras e Cosme Velho em vez de seguir por Botafogo.
As linhas 511/2 (Urca x Leblon) terá incorporamento das linhas 569/70 (Cosme Velho x Leblon via Largo do Machado), todas da São Silvestre.
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