sábado, 28 de dezembro de 2013

Novo código disciplinar para os táxis do Rio de Janeiro.

Os 33 mil taxis da cidade do Rio de Janeiro terão que se adaptar ao novo código disciplinar da categoria, publicado nesta sexta-feira (27) pela prefeitura no Diário Oficial. Os motoristas terão que contar com GPS nos veículos, rodar no mínimo 40 horas semanais e trabalhar com carros com até seis anos de fabricação.
As primeiras frotas obrigadas a se adequar serão aquelas com pontos em aeroportos, rodoviária e em atrações turísticas. Até junho de 2014, todos os profissionais destas cooperativas precisarão ter GPS instalado no carro. As demais cooperativas têm até dezembro de 2014 para providenciar o aparelho.
A contagem das 40 horas mínimas de trabalho será feita via GPS pela prefeitura. A partir de janeiro de 2015, todos os taxis deverão ter, no máximo, seis anos de fabricação, não poderão mais ser do tipo hatch, como Palio, Uno, Corsa e Gol por exemplo, e contar com quatro portas, ar condicionado e impressora para recibos. Os porta-malas precisarão ter capacidade mínima de 350 litros.
Todos os veículos mais antigos, que ainda rodam em muitos locais da cidade, principalmente na zona oeste, ou que não atendam qualquer uma das exigências acima, deverão sair de circulação até 2015, para o caso de autônomos, que são os que ainda rodam com carros desse tipo. 
Será o fim dos lendários abaixo:

Os profissionais também terão que passar por cursos de aperfeiçoamento e relacionamentos. Aqueles que desrespeitarem as normas pagarão multas entre R$ 84,22 e R$ 625,70, além de terem, como pena máxima, a perda da concessão.

Nenhum comentário: