sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ônibus da linha 378, B11591, da Viação Vila Real, colide com trem de manutenção e deixa 18 feridos.

Um ônibus que atravessou a passagem de nível oficial da Rua Aurélio Valporto, em Marechal Hermes, no Subúrbio do Rio, por volta de 11h45 desta sexta-feira, sem respeitar a sinalização do local, que funcionava perfeitamente, atingiu um trem de manutenção a Supervia
O acidente ocorreu na linha auxiliar que liga Honório Gurgel à Deodoro, e que é mais utilizada pelo trem cargueiro de cimento e pelos trens do ramal de Japeri, no início da manha e no final da tarde e início da noite, com saídas especiais e expressas da Central do Brasil.
O quartel de bombeiros de Guadalupe enviou agentes ao local para prestar socorro às 18 vítimas, sendo que uma foi liberada no local, e as demais foram encaminhadas para os hospitais Carlos Chagas, Getúlio Vargas e Albert Schweitzer.
O Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer) e a Guarda Municipal também foram acionados.
A delegada Márcia Julião, titular da 30ª DP (Marechal Hermes) e responsável pelas investigações, já requisitou as imagens das câmeras de vídeo do ônibus à empresa. Ela espera também analisar as imagens de uma câmera do 9º Batalhão de Polícia Militar (Rocha Miranda), instalada no local. "As imagens vão mostrar se o veículo avançou o sinal vermelho ou se o sinal não armou e houve uma falha mecânica".
Caso fique comprovado que o motorista do ônibus avançou o sinal vermelho, o que de fato ocorreu segundo todos os moradores do local, ele poderá ser indiciado por lesão culposa.
A delegada vai analisar ainda o funcionamento do equipamento de sinalização. Segundo relatos de moradores do local, às vezes o sinal arma e nenhum trem passa. "Vamos investigar se isso pode ter ocasionado eventual descuido do motorista", disse a delegada.
A Supervia informou que o maquinista e o auxiliar, que estavam dentro da composição, não ficaram feridos.
A Agetransp, agência responsável por fiscalizar os transportes públicos do Rio, informou que abriu um boletim de ocorrência para apurar o acidente.
Motorista abalado

Às 15h30, o motorista do ônibus aguardava ser ouvido na delegacia. Abalado, se limitou a dizer que estava preocupado com as vítimas e não quis comentar o acidente.


Nenhum comentário: