terça-feira, 29 de junho de 2010

O período máximo entre o primeiro e o segundo embarque com Bilhete Único vai passar para 2h30m

Os passageiros que utilizam o Bilhete Único terão acréscimo de meia hora no período máximo de integração entre a primeira e a segunda viagem. A partir de 1º de julho, quando o sistema completa cinco meses, os usuários terão até 2 horas e 30 minutos, e não mais 2 horas, para embarcar no segundo transporte. O governador Sérgio Cabral anunciou a medida nesta terça-feira. Cabral tomou a decisão após conversar com uma usuária do Bilhete Único: - Conversando com uma senhora trabalhadora, uma mulher com seus 56, 57 anos de idade, ela me disse o seguinte: "Governador, eu uso o Bilhete Único. Eu moro em São Gonçalo, mas tem dia que o trânsito está apertado e eu fico nervosa para terminar a primeira viagem e poder usar a segunda". Aquilo ficou martelando na minha cabeça. Ela é profissional autônoma e precisa do Bilhete Único porque gastava R$ 8 para ir e R$ 8 para voltar. Agora, ela gasta R$ 4,40 para ir e R$ 4,40 para voltar. Ela, como todos os demais trabalhadores que precisam do sistema, merecem ter tranquilidade para ir e voltar do trabalho. Com o aumento do tempo para a integração, a estimativa é que o Bilhete Único passe a atender a 99% dos moradores da Região Metropolitana. O sistema permite que os usuários paguem uma tarifa de R$ 4,40 independentemente do valor real da passagem do meio de transporte escolhido. Já são mais de um milhão de usuários, uma média de 209 mil passageiros por dia. Em cinco meses, foram mais de 76 milhões de viagens. - É a garantia de mobilidade para os moradores das 20 cidades da Região Metropolitana do Rio e, ao mesmo tempo, a garantia de emprego para muita gente que não conseguia emprego por morar distante e ser discriminado na hora da contratação - diz Cabral. Segundo o governador, a medida pode aumentar em até R$ 50 milhões o gasto anual com subsídios: - Eu estava prevendo investir R$ 200 milhões, mas pode chegar a R$ 220, 230, 250 milhões, mas eu vou estar atendendo não só essa senhora de São Gonçalo que me abordou aflita, mas toda a população dessas 20 cidades da Região Metropolitana. Esse é o nosso foco. Isso é mais importante. Faremos esse esforço.

Um comentário:

Victor Faria disse...

Muito bom isso! Ainda não uso este sistema, mas acho que ainda poderia ser colocada um tempo maior.

Sobre uma de suas enquetes: a empresa que eu gostaria que não aparecesse de jeito nenhum na concessão de ônibus é a Via Rio (antiga Viação Top Rio), que administra a linha 300 (Sulacap - Carioca). Os atrasos são frequentes, há horários que temos vários ônibus saindo e há horas em que passamos cerca de 1h, 1h30min esperando por um carro, em pleno dia em horário comercial, é um absurdo! A linha tem poucos carros e não administra os horários corretamente, sem falar que coloca paralelamente uma linha de ar condicionado para fazer os passageiros pagarem mais caro (5,00) pra chegar ao seu destino. Enquanto isso, a linha 261 (que é administrada pela mesma empresa) tem onibus a todo instante.

Convido-lhe a conhecer o emu blog sobre informática: http://www.papodeinformatica.blogspot.com

Abraço!