Fonte: http://bandnewsfmrio.band.uol.com.br
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decidiu tirar os ônibus de determinados pontos do Centro do Rio de Janeiro para priorizar o uso do VLT.
A Prefeitura ainda não confirmou os detalhes das modificações, que devem começar na semana que vem, quando será inaugurada a linha 3 do sistema, que vai da Central até o Aeroporto Santos Dumont.
Cálculos apontaram que o VLT é deficitário: por dia, apenas 60 mil passageiros andam nos bondes modernos. A estimativa, quando a rede foi lançada, era levar 265 mil pessoas, cerca de quatro vezes mais, e no contrato cabe à prefeitura cobrir essa diferença.
Cálculos apontaram que o VLT é deficitário: por dia, apenas 60 mil passageiros andam nos bondes modernos. A estimativa, quando a rede foi lançada, era levar 265 mil pessoas, cerca de quatro vezes mais, e no contrato cabe à prefeitura cobrir essa diferença.
Quem vem da Zona Norte:
- Se vier pela Zona Portuária, o passageiro deve desembarcar na Rodoviária ou na Candelária, embarcando na Linha 1 (Santos Dumont) ou na Linha 2 (Praça XV) do VLT para seguir viagem;
- Se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, deve desembarcar na Central ou na Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem;
Quem vem da Zona Oeste:
- Se vier pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, o passageiro deve desembarcar entre a Central e a Candelária, embarcando na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT para seguir viagem;
Segundo informações, o itinerário dos ônibus que seguem pelo eixo Tijuca (Praça da Cruz Vermelha e Lapa) não será alterado, resta saber se as linhas oriundas da Ilha do Governador e da Zona Oeste, que fazem percurso parecido com esse, também serão preservadas.
Por Marcello Muniz: Infelizmente essa medida da Prefeitura visa principalmente diminuir o prejuízo financeiro oriundo da procura, a baixo do esperado, do sistema VLT, e não, na verdade, facilitar a vida dos usuários, principalmente aqueles que mais necessitam do serviço de transporte de massa e coletivo, os que moram mais longe, na Zona Oeste da cidade, e que, serão os mais afetados.
Muitos já pegam duas ou três conduções para chegarem em seus trabalhos, e agora terão incluído mais um trecho de baldeação em seus deslocamento.
Tal medida seria compreensível se fosse adotada em conjunto com a implementação do corredor BRT TransBrasil, mas não neste momento, em que os ônibus da Zona Oeste, e até os de algumas linhas da Zona Norte, estão extremamente escassos.
Fotos: Reprodução de internet.
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