Fonte: http://ocdholding.com/
A Marcopolo lança uma nova
versão do seu modelo urbano de maior sucesso, o Torino S.
O produto foi
desenvolvido ao longo de dois anos para garantir eficiência operacional,
com manutenção simplificada, mais rápida, gerando menos custos, e os
mesmos atributos de robustez e confiabilidade comuns a todas as outras
versões do Torino, além de oferecer qualidade, conforto, segurança e
maior espaço para os passageiros e motorista.
Segundo Paulo Corso, diretor de
operações comerciais e marketing da Marcopolo, com a nova versão a
empresa pretende colaborar para estimular e acelerar a renovação de
frota no segmento urbano. “Desenvolvemos o Torino S, que representa
Soluzione (solução, em italiano), produto que mantém todos os atributos
da família Torino e que proporciona ao operador praticidade e facilidade
de manutenção, redução no custo e no tempo de reparação e ergonomia e
conforto para o condutor”, destaca.
O novo Torino S será produzido na
fábrica da Marcopolo Rio, em Xerém. A expectativa da fabricante é
comercializar mais de 1.000 unidades ao longo de 2017 e que a versão
tenha uma expressiva participação do volume total de veículos dos
modelos urbanos.
As áreas de marketing e engenharia da
Marcopolo foram a campo, desde 2015, para levantar os principais pontos
que poderiam ser otimizados, e tornar o Torino ainda mais eficiente e
competitivo. Em um momento tão agudo de crise econômica como o que o
Brasil enfrenta, a nova versão pode estimular e colaborar para que o
operador renove a sua frota e possa tornar sua operação ainda mais
eficiente, mantendo os veículos em utilização por maior tempo, em razão
de ter manutenção mais fácil, rápida e com custo reduzido.
“O foco do Torino S é a operação”,
ressalta Paulo Corso. “Ampliamos os atributos de conforto, segurança,
acessibilidade para passageiros, motorista e cobrador, e, ao mesmo
tempo, adotamos conceitos práticos e eficazes para quem precisa manter o
veículo sempre em operação”.
De acordo com Luciano Ricardo Resner,
diretor de engenharia da Marcopolo, a nova versão foi desenvolvida com
base no que os clientes desejam, com as principais informações
transmitidas para a rede de representantes em todo o Brasil. “Nosso
trabalho foi ampliar ainda mais a vocação do modelo para a aplicação
pesada e contínua. Suas características de manutenção mais fácil, ágil e
barata, vão permitir ao transportador manter o veículo maior tempo em
operação e realizar quaisquer reparos da forma mais rápida”, enfatiza o
executivo.
O Torino S reflete a ideia da Marcopolo
em proporcionar o que os empresários almejam em termos de custo,
facilidade de manutenção e redução do tempo parado em garagens para a
realização de serviços. Ou seja, é o produto ideal para este momento de
necessidade de redução de custos e também de ociosidade do produto.
A praticidade para o operador começa na
oferta de configurações. São 24 diferentes configurações para os cinco
principais modelos de chassis urbanos vendidos no Brasil, de 11.200 mm
até 13.200 mm de comprimento. O novo Torino S será montado inicialmente
em chassis Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e os MAN VW 15.190
OD e VW 17.230 OD.
Externamente, o Torino S tem como
diferenciais o design limpo e leve, com novos conjuntos ópticos
dianteiro e traseiro. O novo vigia traseiro, com cantos menos salientes e
arredondados, também dá mais leveza e modernidade ao ônibus. Com
lâmpadas totalmente em LED e desenho redondo, os faróis e lanternas têm
máxima eficiência luminosa e são facilmente intercambiáveis, reduzindo
tempo e custo de manutenção e reparo.
Focando na rapidez e custo de reparação,
a nova versão ganhou também saias laterais retas, aro de rodas em
borracha e placa do veículo incorporada (não mais no para-choque
traseiro), e vidros laterais intercambiáveis em um único tamanho. O
veículo conta ainda com espelhos retrovisores mais modernos e
eficientes, tomadas de ar de teto com novo formato e sistemas de fixação
e vedação de fácil acesso e manuseio para os usuários.
O resultado de
todo o trabalho de marketing e engenharia da Marcopolo é a redução do
tempo do veículo parado para manutenção, com serviços facilitados. Até
mesmo os chicotes elétricos foram separados em dianteiro e traseiro,
redesenhados e reposicionados, facilitando o acesso e a manutenção.
Internamente as mudanças também são
significativas. Para o motorista, o posto de condução foi totalmente
redesenhado para ampliar conforto, ergonomia e facilitar o acesso aos
comandos. Ganhou console mais ergonômico, que proporciona maior espaço
para pernas e para a sua movimentação. Também passou a contar com novas
saídas de ar no painel, no teto e para as pernas, com ventilação mais
forte e eficiente.
O novo posicionamento do condutor reduz o
estresse causado ao longo da atividade e possibilita benefícios como a
melhor ventilação, fácil acionamento dos controles e menor desgaste
físico. Os itens de manutenção e a central elétrica também foram
posicionados junto ao condutor para facilitar o seu controle.
O novo painel de instrumentos conta com
teclas de comando do tipo IP66 (padrão europeu) e o seu projeto garante
maior isolamento e vedação e facilita as operações de limpeza do
veículo. Para aumentar o espaço para as pernas do motorista, o defroster
foi instalado em novo local, sob o painel. A tampa superior interna
frontal do itinerário foi redesenhada e permite o acesso ao equipamento
pelo interior do ônibus.
Para tornar mais eficiente a operação
dos veículos, a Marcopolo dedicou, no novo projeto, especial atenção à
padronização de componentes. Com isto, conseguiu diminuir a necessidade
de itens de reparo em estoque nas garagens.
Vidros laterais intercambiáveis, saias
laterais retas, faróis redondos com lâmpadas de LED e as opções de
chassis são alguns exemplos adotados para reduzir o tempo de entrega do
carro. Segundo Luciano Resner, pelo novo conceito, a fabricante
estabeleceu alguns projetos de veículos que vão diminuir o tempo de
produção. “Analisamos os hábitos de compra dos principais clientes
brasileiros e buscamos a padronização de componentes e opcionais,
reduzindo em muito o tempo para fornecimento do produto. Este é, neste
momento, um importante diferencial, pois faz com que o cliente coloque o
novo veículo em operação mais cedo”, explica.
A padronização de componentes também
possibilita a facilitação da manutenção e maior comodidade para os
passageiros. A empresa desenvolveu uma nova tampa superior para acesso
ao sistema de abertura das portas. Em ABS, em vez de fibra de vidro,
permite acesso mais rápido, amplia sua vida útil e diminui possíveis
ruídos decorrentes de vibrações geradas pelas irregularidades das ruas e
avenidas, além de colaborar com o meio ambiente O sistema de abertura e
fechamento das portas conta com nova estrutura e bandeja que ampliam a
vida útil dos pistões de acionamento.
Novo sistema de limpador de para-brisa
A visibilidade é item crítico no
trânsito urbano, ainda mais em dias de chuva. Para garantir a perfeita
visão do motorista e a segurança dos passageiros, a Marcopolo
desenvolveu um novo sistema de limpador de para-brisa, com melhor
funcionamento e limpeza da área de visão. Os novos braços proporcionam
maior pressão das palhetas sobre o vidro, limpando a área de maneira
uniforme e completa.
Produção em linha dedicada
Para mais eficiência e produtividade na
fabricação do novo Torino S, a Marcopolo projetou em sua operação em
Xerém (Marcopolo Rio) uma linha exclusiva e dedicada, que possui algumas
inovações e diferenciais em relação à linha onde são montados os demais
modelos Torino.
Segundo Lusuir Grochot, diretor de operações industriais e melhoria
contínua, a nova linha foi concebida de acordo com os princípios Lean e
contou com a realização de um Kaizen 3P de ajuste da fábrica. “Foram
identificadas todas as oportunidades de melhorias e um plano de ação foi
gerado exclusivamente. Por ser dedicada à fabricação do modelo Torino
S, a linha também recebeu pintura diferenciada na cor cinza claro”,
destaca o executivo.
O balanceamento de produção está proposto para até 10 carrocerias por
turno em uma única linha de montagem e a produção está pautada em
indicadores, estruturados sobre os pilares de segurança, qualidade e
produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário