terça-feira, 22 de outubro de 2013

Itinerários de ônibus mudam a partir de 21/10/13 na Zona Portuária do Rio.

Fonte: http://g1.globo.com

A partir desta segunda-feira (21) estão sendo colocadas em prática várias medidas propostas pela Prefeitura do Rio para a redução de impactos sobre o trânsito, em virtude da desativação do Elevado da Perimetral, a ocorrer, a princípio no sábado (26) ou domingo (27). Entre eles, redução dos ônibus em circulação pelo Centro da cidade, aumento da capacidade das barcas em 2 mil passageiros nos horários de pico e ampliação da capacidade do metrô.

Como já acontece há alguns meses como muitos ônibus oriundos da Zona Oeste da cidade do Rio, cerca de 20% dos que são originários da Baixada Fluminense com destino ao Centro da cidade, agora vão parar em pontos diferentes, o que compreende todas as linhas paradoras que vem pela Avenida Brasil e passam em frente ao Into

Da mesma forma, cerca de 15% dos coletivos intermunicipais oriundos da Ponte, vindos de São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Niterói, com destino ao Centro da cidade  também vão ter suas paradas modificadas.

Os ônibus que vem da Baixada terão 20% da frota tendo como ponto final o terminal construído na Rua Almirante Mariath (ao lado do Into). Já 15% dos ônibus intermunicipais oriundos da Ponte, em sua maioria com destino ao Castelo, Passeio, Praça Xv e Praça Mauá, farão o retorno no Campo de Santana, em frente à Central.

Mudança no retorno
As linhas que passavam pela Avenida Rodrigues Alves, e que agora terão o itinerário alterado, vão fazer o retorno na altura do Terminal Municipal Padre Henrique Otte. Já as linhas que seguiam pela Avenida Francisco Bicalho e Avenida Presidente Vargas passam a fazer o retorno na Praça da República.

Outras sete linhas que fazem o mesmo trajeto seguem para o Estácio e para a Praça da Cruz Vermelha com destino ao Castelo, ao Passeio e à Praça XV. Já a linha 775 (Charitas - Gávea) passará a seguir pelo Túnel Rebouças.

Adesivos de identificação
Os ônibus com retorno antecipado serão identificados com um aviso aplicado no para-brisa do ônibus. Caso o passageiro precise saltar adiante, entre o Into e o ponto-final original daquela linha, deve simplesmente deixar passar o ônibus com o aviso colado no para-brisa e pegar o próximo.

A grande maioria dos ônibus de cada linha, cerca de 80% da Zona Oeste e Baixada e 85% da Ponte, continuam seguindo até o seu ponto final original. Ao todo, serão cerca de 90 linhas afetadas pela medida. A Prefeitura do Rio realizou um estudo e chegou à conclusão que a grande maioria dos passageiros destas linhas desce do coletivo antes deste ponto.


Nenhum comentário: