Fonte: www.oglobo.com.br
As sete empresas cariocas que não participaram da licitação da prefeitura iniciada sextafeira para reorganizar o transporte por ônibus têm permissão para operar 149 linhas e serviços, ou 16% dos cerca de 900 roteiros existentes na cidade. Destas, quatro empresas (Zona Oeste, Auto-Diesel, Breda e Amigos Unidos) frequentaram pelo menos um dos cinco rankings das piores prestadoras de serviços elaborados a partir de reclamações dos usuários. A lista de participantes do Rio foi obtida pelo GLOBO e cruzada com dados do site da Rio Ônibus e da Secretaria de Transportes.
As sete empresas cariocas que não participaram da licitação da prefeitura iniciada sextafeira para reorganizar o transporte por ônibus têm permissão para operar 149 linhas e serviços, ou 16% dos cerca de 900 roteiros existentes na cidade. Destas, quatro empresas (Zona Oeste, Auto-Diesel, Breda e Amigos Unidos) frequentaram pelo menos um dos cinco rankings das piores prestadoras de serviços elaborados a partir de reclamações dos usuários. A lista de participantes do Rio foi obtida pelo GLOBO e cruzada com dados do site da Rio Ônibus e da Secretaria de Transportes.
Outras duas companhias da lista estão em crise: Ocidental e Santa Sofia. Há três meses, a Ocidental teve as linhas redistribuídas, mas as 42 permissões não foram cassadas oficialmente porque a prefeitura está licitando todo o sistema. A sétima empresa é a TOP Rio, controladora de apenas três linhas.
O empresário Álvaro Lopes, diretor de três empresas (Zona Oeste, Breda e Auto Diesel) reclama dos critérios para a inclusão das empresas na lista negra.
Ele alega que a principal queixa — não parar no ponto — se deve ao fato de os ônibuscircularem lotados entre as zonas Norte e Sul. Lopes solicitou à prefeitura autorização para aumentar a frota, mas não conseguiu porque a tática do município é evitar a entrada de mais coletivos na Zona Sul, devido ao trânsito.
Em relação às licitações, Lopes está participando por intermédio da Algarve, outra empresa de seu grupo: — Se vencermos a licitação, vamos operar o serviço em consórcio. Preciso ganhar em escala, concentrando as operações em uma empresa só.
Nos consórcios cariocas, algumas empresas disputam mais de um lote. A Três Amigos, por exemplo, se interessou pelas linhas da Zona Norte e também da Barra e Jacarepaguá. No lote 2, (Zona Sul e Tijuca) integram o consórcio Alha, Tijuquinha, BrasoLisboa, Gille, Estrela Azul, São Silvestre, Vila Isabel, TransUrb, Saens Pena e Real. A associação Internorte (Zona Norte) é a maior, com 20 empresas, enquanto que a Transcarioca (Barra e Jacarepaguá) reúne 18 operadoras. Por sua vez, o consórcio Santa Cruz, o único a apresentar propostas para a Zona Oeste, tem a participação de oito empresas do Rio.
Matéria Publicada no Jornal O Globo, 01/08/2010
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