segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Viação Oeste Ocidental jaz ou não?

Do processo: “... Pela SMTR foi informado ao juízo que apenas os veículos LUU 4156, KWC 1087, LOR 5877, KPM 7347, LNW 5877, LNN 5407, foram vistoriados no ano de 2009...”, na ordem: 43223, 221, 195, 226, 43056 ex-51095, e 43239.

Ainda do processo: “... Pela ré foi solicitado que fossem vistoriados quanto à manutenção os seguintes veículos com placas final 7, 8 e 9: LCY 6798/NO 43003, LNG 9138/NO 43005, LNG 9438/ NO 43028, LNJ 1719/NO 43034, LNC 4519/NO 43039, LNW 5877/NO 43056, LCY 6808/NO 43073, LND 7209/NO 43088, LND 7897/NO 43097, LND 7229/NO 43116, LNE 4949/NO 43118, LCX 5198/NO 43121, LNG 6107/NO 43123, LNG 9429/NO 43125, LNW 1597/ NO 43131, KOH 5497/NO 43142, LCY 6818/NO 43145, LNA 1169/NO 43153, LNG 7668/NO 43178, LNN 5429/ NO 43183, LOR 1878/NO 43197, LNV 1717/NO 43192, LOR 0678/NO 43198, LOR 1849/NO 43202, KZK 2239/NO 43220, LUX 3989/NO 43232, KPM 7347/NO 43226, LUV 4228/NO 43233, KNM 4278/NO 43246, KMY 3718/NO 43259, KMV 1398/NO 43263, KMV 1389/NO 43266, LOR 5877/NO 43195, LNN 5407/NO 43239, LNW 3078/NO 43048, KWC 1087/NO 43221, LNV 1719/NO 43194, KMY 3719/NO 43258 (...) Venha o requerimento de liberação com o aval do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e do Ministério Público. Quanto aos demais veículos serão todos lacrados na roleta e liberados conforme o Sindicato dos Trabalhadores aprove suas condições de manutenção e a SMTR afirme que a documentação dos veículos está de acordo e com a concordância do Ministério Público. Expeça-se Mandado de Rompimento do Lacre da garagem da ré e Mandado de Lacre de todos os coletivos desta, lacre nas roletas. Mantidas todas as decisões anteriores que não colidam com a presente. Oficie-se ao MP para que instaure inquérito por crime de desobediência e falsidade ideológica, não só quanto à pessoa do Sr. NORBERTO ROCHA, mas também quanto qualquer outro sócio ou empregado da ré que tenha sido co-autor nos crimes acima referidos. Instrua-se o ofício com cópia de todas as decisões do juízo e os requerimentos e documentos que acompanharam as petições do MP, a partir de fls. 89, bem como cópia do Mandado de Prisão em flagrante já recolhido. O representante do Sindicato dos Rodoviários fica ciente de que se expedir concordância de liberação de coletivo que não corresponda à realidade do estado do veículo no momento do requerimento, incidirá nas penas de crime de desobediência e falsidade.”.

Minhas singelas conclusões a respeito:
Portanto, não há duvidadas de que a maioria dos veículos que vieram da TAU, tb estão com problemas de documentação, inclusive os Sveltos c/ar, e muito provavelmente esses carros ainda estão no nome desta empresa e não da Ocidental, o que inviabiliza completamente a legalidade dos mesmos.

Para tanto, ela vai ter que botar os carros em nome próprio, e aí, vai ter que fazer as vistorias, e aí, vai ter que pagar as multas e taxas, e aí, vai ter que fazer uma manutenção decente, ou seja, exigências quase impossíveis de serem cumpridas por este grupo.

No que diz respeito aos R$1.000.000,00, o mesmo se mantém, contudo, não seria um dinheiro perdido, ficaria apenas como calção, e posteriormente poderia ser reavido com a devida correção monetária, todavia, para uma empresa que está precisando tanto de R$ para tomar tantas providencias, não sei se estaria dispostos a empenhar tal quantia.

A multa diária do período em que desrespeitou a ordem também está mantida e será cobrada no futuro, com toda certeza.

A Ocidental recorreu da primeira decisão e não conseguiu nada, pelo o menos liminarmente, contudo, o recurso ainda será julgado em fase final. Recorreu também da segunda decisão, mas esse recurso ainda não foi julgado, e quando for, será pelo mesmo Desembargador que julgar o primeiro.

A decisão proferida em audiência deu um arrocho ainda maior nos sócios e acabou sobrando muita responsabilidade para o sindicato, não sei se estes vão ter coragem de não ser rigorosos na vistoria, pois “o bicho pode pegar” para quem “fraudar” a vistoria.

Em tempo, a Ocidental tentou fazer acordo com a Massa falida da Transportes Mosa, daí vinha à esperança que eles tinham em melhorar a situação da primeira, mas, o acordo foi recusado, razão pela qual a Ocidental continha sem R$5.000.000,00 que estão bloqueados, sem 21,5% de toda e qualquer receita que entrar na empresa, havendo inclusive penhora judicial instantânea, nesse percentual, junto a toda receita do RIOCARD, e 50(cinqüenta) carros da mesma, “NÃO SEI COMO ISSO SE DARÁ NA PRATICA”, devem ser entregues a Viação Santa Sofia, “TAMBÉM NÃO SEI QUAIS”, além de 10 linhas, que tudo leva a crer, também terão que voltar para esta empresa, “MORRO DE CURIOSIDADE DE SABER EXATAMENTE QUAIS SÃO AS 10 LINHAS QUE ESTÃO NO PROCESSO.”.

Sinceramente acho muito difícil que qualquer banco financie um alfinete para a
Viação Oeste Ocidental, razão pela qual acho muito difícil, para não dizer praticamente impossível a vinda de carros novos, digo 0 km.

Por estas razões, faço coro aos que acham que a Viação Oeste Ocidental são águas passadas!

Insisto em dizer que a TAU está tratando muito mal as suas próprias linhas, a frota da empresa já estava desfalcada, agora então, está pior do que queijo suíço, além de estar muito defasada, e com péssima manutenção, com raras exceções, a vinda de carros para a mesma é de grande necessidade, para as suas próprias linhas, quiçá se for pegar qualquer uma da Ocidental, ela deveria pegar todos os Viales e os Sveltos de volta e se reorganizar, assim como trazer os micrões e os Thunder+ II (ex-Oeste) e os que esta ainda está devendo, deixar esse pool por um tempo, a poeira baixar, comprar o máximo possivel de carro 0km e aos poucos, ir repassando carros para a Ocidental, em boas condições e totalmente regulares.

Também deveria investir na Santa Sofia, mesmo sabendo que 21,5% pertencem a Massa falida da Mosa, pois é melhor 78,5% na mão do que tudo voando como está, e devolver para esta todas as linhas que desta são oriundas.

Entendo aos amigos “rodoviários” ou não, do grupo, que estão preocupados com os colegas de classe, pois realmente é uma situação muito difícil e que não desejo para ninguém, pois todos nós, trabalhadores, não importando se ganhamos R$465,00 ou R$4.650,00, dependemos de nossos salários para viver, e uma situação insegura como essa, certamente traz um temor, um grande desespero, contudo, a situação da empresa está de mal a pior não é de hoje, e salvo engano, a grande maioria das empresa estão recrutando funcionários, posto que os funcionários da Ocidental, se prudentes, já deveriam estar procurando outra empresa para trabalhar, até para que tivessem melhores condições e respeito como pessoa. Infelizmente, sei que muitos, às vezes, não conseguem colocação em outra empresa, por varias questões, outros muitos preferiram apostar na recuperação da Ocidental, e outros, não quiseram pedir demissão, e assim perder parte dos direitos trabalhistas, para irem para outras empresas, mas a situação fática do momento é a salvaguarda dos usuários e até dos demais cidadãos que não são, mas que estavam expostos, em detrimento dos interesses dos sócios da empresa e também, infelizmente, de seus funcionários.

Não quero nem saber se tem interesse de qualquer outra empresa por trás disso, mas bato palma, de pé, para tudo o que está acontecendo, e vejo com louvor a atitude do ilustre membro do Parquet e da Exmª Magistrada.

Sinceramente espero que atitudes como essas ocorram, o quanto antes, com outras empresas, não só da zona oeste, mas da ilha, da zona norte, de Jacarepaguá, e até uma da zona sul, as quais prefiro não nomeá-las.

Também já fui um grande crítico dos micrões, mas estou chegando a conclusão, como alguns amigos já chegaram, que é melhor um micrão em boas condições, que via de regra cheque ao seu destino, do que carros grandes de algumas empresas que raramente chegam ao fim da viagem.


Nenhum comentário: