terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefeitura vai cassar licença de três empresas de ônibus da Zona Oeste do Rio

Após a Justiça pressionar uma empresa de ônibus a melhorar o serviço na Zona Oeste, a Secretaria municipal de Transporte decidiu agir. O secretário Alexandre Sansão anunciou nessa segunda-feira o início do processo de cassação da Oriental e deu um ultimato a Ocidental e a Feital, para que comprovem que têm condições de operação. Em 30 dias, será apresentado um edital de licitação para as 47 linhas de ônibus das três empresas. Segundo Sansão, desde o início do ano foi dado um prazo às empresas para que corrigissem os problemas apresentados em sua operação, principalmente na Zona Oeste. — No caso da Oriental, o prazo já acabou e concluímos que a empresa não se recupera mais. Nos próximos dias, vamos terminar o processo de cassação. A Feital ainda tem 60 dias para se defender e a Ocidental, até novembro. Mesmo que as empresas comprovem que têm viabilidade econômica para continuar operando, dependendo das faltas graves e infrações que foram cometidas, elas podem ser cassadas — disse Sansão. Ainda segundo Sansão, as 47 linhas continuarão a ser operadas por outras empresas, em sistema de pool, enquanto a licitação não for concluída. A previsão é a de que o resultado do processo seja conhecido em 90 dias. Vistoria do sindicato Ontem, o Sindicato dos Rodoviários terminou a vistoria solicitada pela Justiça nos ônibus da Ocidental, mas não deve se posicionar sobre a condição de operação dos veículos. Segundo o vice-presidente do sindicato, Oswaldo Garcia, a entidade não tem condições técnicas para fazer essa avaliação: — Não estamos conscientes desse parecer. Vamos nos reunir hoje com nossa assessoria jurídica para decidir se encaminhamos um ofício à juíza solicitando que um engenheiro de transporte faça essa análise. O promotor Rodrigo Terra afirmou que o sindicato é obrigado a se posicionar e que terá a sua conduta analisada pela Justiça. Terra foi o autor do pedido que levou a suspensão do serviço da Ocidental, em decisão da juíza Márcia Cunha, da 2ª Vara Empresarial. Segundo o MP, os ônibus da empresa circulavam sem vistoria e com manutenção precária.

Após passar por uma vistoria na tarde desta segunda-feira (28), a Viação Oeste Ocidental, da Zona Oeste do Rio, terá sua licença cassada pela Prefeitura. Além dela, as empresas Oriental e Feital também serão proibidas de circular por mau atendimento à população. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, um edital de licitação será publicado em 30 dias para escolher quem vai operar as 47 linhas deixadas pelas empresas. Por ordem da Justiça, nesta segunda, ônibus da Ocidental foram operadas provisoriamente por outras empresas de transporte. Ainda de acordo com a Secretaria, as três empresas que estão perdendo as linhas foram notificadas no início do ano para que melhorassem as condições de suas frotas. Mas, até agora, os fiscais não perceberam mudanças significativas na operação. No início de setembro, quatro pessoas morreram em um acidente na Avenida Brasil com um ônibus da linha 397, da Viação Ocidental. O veículo estava em péssimo estado de conservação e os pneus carecas. O RioÔnibus informou que ainda não foi notificado da decisão. Ônibus são vistoriados Durante a manhã desta segunda, representantes do Sindicato dos Rodoviários verificaram se os ônibus tinham passado por reparos. Eles atestaram que os veículos estão sem condições de circulação. A empresa se comprometeu a fazer consertos na frota durante o fim de semana para tentar que a Justiça libere a circulação de parte dos veículos. Numa audiência realizada na semana passada e que durou mais de três horas, a Viação Ocidental informou que, dos 180 ônibus que possui, 44 estariam com a documentação em dia e em condições de circular com segurança. O Ministério Público disse que vai avaliar a documentação e, se ficarem comprovados os consertos, poderá pedir a liberação dos ônibus.
Por Marcello Muniz:
Assisto a toda esta situação a que as três empresas citadas chegaram e vejo que estas colhem o que foi plantado.

Não me venham dizer que o problema é a concorrência com vans, e poucos passageiros, pois desde que o RIOCARD foi criado, o quantitativo de passageiros aumentou muito, tanto que muitas linhas, de todas as regiões da cidade, receberam mais carros, e algumas outras foram reativadas, e em parte delas, com inegável sucesso de clientela.

Primeiramente gostaria de lembrar aos senhores que há/havia, não sei ao certo, uma R.Decisão Judicial, da época da tentativa de licitar do César Maia, que proibia a realização de licitação de linhas, até segunda ordem, não sei se isso ainda continua valendo ou não.

No tocante a hipótese levantada por alguns amigos, e que diz respeito à possibilidade de “cartas marcadas”, acho que esse realmente deve ser a vontade do empresariado, contudo, sinceramente, acho que não há clima para isso, nesse momento, pois tenho a impressão que a opinião publica, o MP e até o Judiciário, vão ficar de olho em tudo, e qualquer indicio de tal fato, por menor que seja, deve vir à tona.

Por tal razão, e por motivos políticos de um ano pré-eleitoral, tenha a esperança de uma licitação de verdade, parecida com a das linhas Baixada-Barra, na qual, os principais empresários não participaram vez que não quiseram abrir o cofre e porque pensavam que ninguém participaria, e deu no resultado que conhecemos hoje.

Acho que haverá pressão, e grande, pelo jeitinho, do “negocio para inglês ver”, como dito por muitos, mas tenho fortes esperanças que dessa vez isso não ocorra.

Seguindo essa linha de raciocínio, se a licitação foi séria, acho que Amigos Unidos e Zona Oeste não têm chances de pegar qualquer linha, a primeira pelo estado atual da frota e pela quantidade de reclamações e infrações que tem, a ultima pelo fato de também já estar com um processo sobre o mesmo assunto, de ter poucos carros para as linhas que já tem, e que muitas sequer são exploradas, razão pelas quais, acho que seriam desclassificadas já na faze de habilitação, contudo, no caso desta ultima, há a Algarve, que por incrível que pareça, apesar de ter uma situação igual ou pior do que a de sua mãe, acho que se classifica.

Ainda nessa linha, falta ver que terá disposição para pagar, se este for um critério da licitação, e disposição de comprometimento de qualidade de frota, que certamente será um critério, e assim, vejo poucas empresas no momento, tal quais Auto Viação Bangu, talvez Viação Pavunense, talvez algumas empresa do Grupo Breda (considerando o que disse acima), talvez Novacap, e dois azarões que não descarto, Litoral Rio e Grupo RubAmérica. Quem sabe o Grupo Redentor brigue pela 756 ou até mais alguma linha, assim como o Grupo Guanabara brigue por algumas linhas, e quando digo brigue, quero dizer honestamente, dentro dos critérios licitatórios.

Talvez seja a oportunidade para uma verdadeira renovação da exploração das linhas, e que empresas que hoje não atuam na capital participam da licitação e ganhem linhas, como acho que pode haver interesse da Cruzeiro do Sul, da Vênus, da Real Brasil, da Top Rio (a original, não a Via Ria que ainda é Top Rio), do Grupo JAL, do Grupo da Vera Cruz de BFRoxo e do Grupo da Santo Antônio de D.Caxias.

Se a licitação for, de fato séria, acho que terá linhas que não haverá interessados, aí não sei como as mesmas ficarão, inclusive é um exercício interessante para o pessoal fazer!

No tocante a hipótese das novas empresas explorarem as linhas, por certo tempo, e depois as mesmas voltarem para as empresas de origem, acho remotíssima tal hipótese, para não dizer impossível, vez que ninguém faz caridade no mundo dos negócios, e para cada nova linha que uma empresa passe a explorar requer um grande investimento, em vários aspectos, como ônibus, manutenção, funcionários, reorganização administrativa, impostos, etc, etc e etc, ao passo que investir tal monta para um período muito curto, gera muitos riscos e incertezas, e depois o que se faz com o investimento, com os funcionários? Por este razão, acredito que se realmente for feita à licitação, será algo definitivo, a não ser que a Justiça decrete algo diferente.

No que diz respeito aos carros que a Zona Oeste entregou para a Ocidental pelo trio de linhas, estou com a impressão de que isso não chegou a ser “legalizado/autorizado”, junto a Prefeitura, E SE FOR O CASO, NÃO TEM VALOR NENHUM, ainda pelo fato de ser concessão, que dá total direito ao ente publico, aceitar ou não, a transferência particular do direito de exploração, e sem maiores satisfações. E nesse cenário, se for fato, acho que a primeira pode ter “dançado”, e terá que correr atrás de seu prejuízo, com a segunda, amigavelmente ou não.

Já em no trato das linhas, acho que está tudo no bolo, e na minha opinião são elas:

1
301C - PRACA XV - DEODORO
2
340 - VILA KOSMOS - PRACA XV (CIRCULAR)
3
345 - PRACA XV - VILA KOSMOS (VIA LUCAS)CIRCULAR
4
346 - VILA KOSMOS - PRACA XV
5
367 - REALENGO - PRACA XV (VIA AV. BRASIL)
6
379 - CATIRI - TIRADENTES(CIRCULAR)
7
389 - VILA ALIANCA - LG.CARIOCA (RAPIDO)(CIRCULAR)
8
394 - TIRADENTES - VILA KENNEDY (RAPIDO)
9
395 - TIRADENTES - COQUEIROS (RAPIDO)
10
396 - BAIRRO JABOUR - PASSEIO (VIA CASTELO) (RAP)(CIRC)
11
397 - CAMPO GRANDE - LG.CARIOCA (VIA BANGU) (RAPIDO)
12
398 - TIRADENTES - CAMPO GRANDE (VIA VILA KENNEDY)
13
684 - PADRE MIGUEL - MEIER
14
689 - MEIER - CAMPO GRANDE
15
689B - COSMOS - CASCADURA (CIRCULAR)
16
756 - SENADOR CAMARA - ALVORADA
17
784 - MARECHAL HERMES - VILA KENNEDY
18
790A - CAMPO GRANDE - CASCADURA
19
790A - CAMPO GRANDE - CASCADURA (VIA VILA ALIANCA)
20
810 - TAQUARAL - INPS (VIA VILA ALIANCA) CIRCULAR
21
811 - VILA KENNEDY - BANGU (CIRCULAR)
22
812 - BANGU - CAROBINHA
23
816 - C.GRANDE-GUADALUPE(V.V.KENNEDY/TRV. MARGARIDAS)CIR
24
817 - CAMPO GRANDE - FAZENDA BOTAFOGO (VIA BANGU)
25
819 - JARDIM BANGU - BANGU (CIRCULAR)
26
820 - CAMPO GRANDE - MARECHAL HERMES (VIA ESTR.DA POSSE)
27
820 - CAMPO GRANDE - MARECHAL HERMES (VIA JARDIM BANGU)
28
828B - A. VASCONCELOS - SAO JORGE (V. CAMPO GRANDE)
29
846B - CAMPO GRANDE - RIO DA PRATA (VIA CABUCU)
30
847B - CAMPO GRANDE - RIO DA PRATA (VIA LAMEIRAO)
31
848B - CAMPO GRANDE - BAIRRO MONTE SANTO (CIRCULAR)
32
856 - MARECHAL HERMES - BASE AEREA DE SANTA CRUZ
33
857 - CAMPO GRANDE - JARDIM 07 DE ABRIL
34
858 - CPO.GRANDE - STA.CRUZ (V.CJ.CESARAO/CJ.ALVORADA)
35
859 - CAMPO GRANDE - BASE AEREA DE SANTA CRUZ
36
860 - CONJ.MANGUARIBA - P.DE GUARATIBA(V.S.CRUZ)CIRCULAR
37
861 - RETA DO R.GDE.- CJ.CESARAO (V.FELIPE CARDOSO)
38
862 - URUCANIA - JOAO XXIII (VIA CONJ.RETA DO GUANDU)
39
863 - CONJUNTO S.FERNANDO - CESARAO
40
875 - SEPETIBA – CASCADURA
41
881 - VILAR CARIOCA - CAMPO GRANDE (CIRCULAR)
42
886 - SANTA CRUZ - JESUITAS
43
892 - STA.CRUZ - SAO BENEDITO (VIA MATADOURO)CIRCULAR
44
S05 - CAMPO GRANDE - CIDADE UNIVERSITARIA (CIRCULAR)
45
S07 - CIDADE UNIVERSITARIA - CAMPO GRANDE
46
S10 - MENDANHA - LARGO DE SAO FRANCISCO
47
S14 - TIRADENTES - CAMPO GRANDE (EXPRESSO)

EM TEMPO: Se realmente confirmado esse novo cenário a postagem anterior perde um pouco de sentido.



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