segunda-feira, 16 de março de 2009

GOL DE PLACA VOLKSBUS

Por Antonio Ferro, fonte: http://revistaautobus.blogspot.com

Montadora apresenta sua inovadora estratégia de marketing em parceria com alguns dos principais clubes brasileiros de futebol.

Alguns dos principais times de futebol do Brasil que irão receber novos ônibus Volksbus já formaram muitos craques que se destacaram e ainda são relevantes aqui e em outros paises. A forma como eram transportados os atletas dos respectivos clubes até pouco tempo mostrava que utilizavam veículos próprios, antigos e de segunda mão, ou então no uso do serviço de fretamento, uma maneira de dispensar a manutenção de uma frota ou um ônibus, que seja, não se distanciando de seu foco principal. Porém, em uma atitude inédita, a Volkswagen Caminhões e Ônibus resolveu inovar no setor de transportes oferecendo à um grupo de clubes de futebol o seu chassi rodoviário 18.320 EOT encarroçado com diversas marcas de carroçarias brasileiras. “Apoiamos o futebol por ser o esporte mais praticado e assistido do mundo, o que é muito interessante nossa imagem estar ligada a esses fatores”, revelou Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus. De acordo com a empresa, para maior comodidade na condução dos novos veículos, alguns dos chassis 18.320 EOT foram equipados com a transmissão automática.
Essa proposta de marketing da Volkswagen surgiu em 2007, quando foi oferecido um ônibus exclusivo para o Sport Club Corinthians. Como a equipe era transportada por veículos muito antigos, denominados Mosqueteiro, a montadora viu nesse momento uma oportunidade para revelar sua conceituada imagem à todo público, disponibilizando um modelo 18.310 com carroçaria Irizar. “Estamos investindo em uma grande campanha de imagem em que o ônibus passa a ser um outdoor ambulante. Depois do sucesso com a exposição do veículo do Corinthians, resolvemos estender à mais dez clubes o nosso conceito esportivo”, disse Ricardo Barion, gerente de marketing da Volkswagen. Além do time paulista, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional, Flamengo e Vasco da Gama, Atlético Paranaense, Goiás, Sport e Náutico, foram os contemplados com os ônibus personalizados.
E para ser uma campanha diferencial, os novos ônibus não poderiam deixar de ser especiais. Cada clube teve a liberdade de escolher a customização dos acabamentos internos de acordo com suas necessidades, inclusive com as cores tradicionais de cada um imprimidas nesses ambientes. As encarroçadoras Busscar, Comil, Irizar e Marcopolo disponibilizaram seus modelos rodoviários dentro de todas as exigências feitas pelos clubes, como a instalação de frigobar, televisores de LDC, sistema som, poltronas de couro (alguns veículos contam com poltronas especiais para o atendimento dos jogadores contundidos e dois ambientes), mesas para jogos, armários, wc, etc. A montadora informa que os novos ônibus foram fornecidos por meio de um contrato de comodato com duração de dois anos. “Disponibilizamos os ônibus através de comodato, onde os clubes não investiram nada, somente participaram na escolha de cada ambiente interno das carroçarias, de acordo com suas necessidades”, revelou Barion.
Externamente, cada ônibus recebeu uma identidade visual caracterizada com as cores de cada clube. A montadora possibilitou aos torcedores de Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco da Gama e Internacional a escolha da pintura desses novos veículos através de um site, onde votavam em uma das três opções oferecidas em termo de layout da pintura. “Procuramos interagir com os torcedores dos clubes envolvidos em nossa campanha possibilitando a escolha de identidade visual em cada veículo. Através da internet, em 17 dias, registramos mais de 100.000 votos”, enfatizou Cortes. Os internautas também participaram do concurso Craque de Idéias, onde o torcedor criava uma frase com a palavra Volksbus ligada ao nome de seu time. Foram enviadas 21 mil frases, com premiação de camisas autografadas para as cinco melhores. A Volkswagen Caminhões e Ônibus também patrocina o Resende Futebol Clube, time de sua cidade sede. Como destaque, a equipe ficou com o vice-campeonato da Taça Guanabara (1º. turno do campeonato carioca) de 2009.
As carroçarias:
Busscar (Atlético Paranaense, Goiás e Flamengo) - modelo Vissta Buss Elegance, Comil (Vasco da Gama) – modelo Campione Vision 3.65, Irizar (Corinthians, Náutico, Santos e Sport) – modelo Century Premium com 34 poltronas leito turismo, ar condicionado climatizado, calefação, DVD com 01 monitor de 21" + 03 de LCD15", porta e banheiro central, cama com maca para atender aos jogadores que necessitam de atendimento especial e salão em dois ambientes, Marcopolo (Internacional e Grêmio) – modelo Paradiso 1200* A carroçaria do São Paulo Futebol Clube até este momento não foi definida.
CuriosidadesO PIB esportivo nacional representa 2% do PIB geral brasileiro. O segmento esportivo movimenta cerca de R$ 2 bilhões anualmente.82% da população brasileira torce para algum time.Os clubes mineiros Atlético Mineiro e Cruzeiro não participaram da estratégia de marketing da Volkswagem por serem patrocinados por uma marca de automóveis concorrente.Por apenas uma cor, quase que a parceria com o clube gaúcho Internacional não sai. É que o fundo azul do logotipo da Volkswagen que estampa as carroçarias dos novos ônibus lembra o rival Grêmio e isso era inaceitável para o Inter. A exigência da mudança fez com que a cor preta ficasse no lugar da tradicional azul e os panos quentes acalmaram a situação.










Nenhum comentário: