sábado, 27 de outubro de 2012

Iveco já vendeu 7 mil ônibus para o Caminho da Escola



Conforme o Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus adiantou na cobertura da Fetransrio, evento sobre mobilidade e indústria de transportes, a Iveco anunciou nesta quinta-feira que venceu mais uma licitação para o FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e vai fornecer em 2013, 1300 unidades do micro-ônibus CityClass destinado para transportes de estudantes em áreas de difícil acesso.

Os micro-ônibus serão entregues pelos concessionários da Iveco em diversas cidades ao longo de 2013 e foram adquiridos pelo Ministério da Educação.

Cerca de 26 mil estudantes devem ser beneficiados com estes novos veículos, de acordo com estimativas da pasta.

Com esta venda, a Iveco acumula 7 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola, desde quando a ação governamental foi criada em 2009.

Além de garantir acesso aos estabelecimentos de ensino em locais de tráfego difícil e em zonas rurais, um dos objetivos do Caminho da Escola é oferecer segurança aos estudantes. Nestas áreas, quando o transporte escolar existe, é feito por ônibus antigos e em más condições, muitas vezes modelos urbanos de motor dianteiro dispensados de serviços regulares. Isso sem contar em transportes feitos em caminhões.

Segundo a Iveco, destes 1300 ônibus novos, mil são do modelo convencional e 300 contam com plataformas elevatórias para áreas mais complicadas ainda.

Ainda segundo a empresa, o CityClass, que é encarroçado pela Neobus, possui especificações técnicas que o tornam indicado para transporte escolar.

Os bancos têm dimensões adequadas para o porte das crianças e contam com cinto de segurança também no tamanho mais apropriado, e os veículos possuem área especial para cadeira de rodas. Entre outros itens para segurança e conforto dos alunos estão encostos de cabeça nas poltronas que contam na parte de trás com porta-caderno, pega-mão e são revestidas de vinil lavável antideslizante. Há porta-pertence para o motorista na região do painel, já as saídas de emergência são localizadas no teto, por escotilhas, e nas janelas especiais.

Para tornar as operações de embarque e desembarque mais seguras, os veículos modelo CityClass Escolar contam com luzes intermitentes que se ligam quando a porta é acionada. A porta também disponibiliza válvula de emergência que permite abertura manual, se necessário, e há também dispositivos de ventilação forçada, com ar natural, que segundo a Iveco, permitem a renovação do ar 30 vezes por hora.

Tomadas de ar e elétrica na dianteira ajuda em eventual socorro do veículo em caso de pane e nas operações de reboque.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Por Marcello Muniz: Eu estive na FetransRio em um horário em que a exposição não estava aberta ao público, e pude ver que os fabricantes de ônibus e até mesmo os de chassis, faziam varias avaliações dos produtos concorrentes, e nesse particular, presenciei um grupo da Marcopolo fazendo consideráveis elogios as soluções encontradas pela Iveco para seus modelos de micro e mini ônibus.



Nenhum comentário: